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Venda de passagens rodoviárias nos Correios: avanço precisa ser ampliado e acompanhado de um projeto estratégico de fortalecimento da estatal

Publicado em 25/09/2025 16:23

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Os Correios iniciaram a venda de passagens de ônibus nas agências próprias do Rio de Janeiro e de São Paulo, em parceria com a fintech Buspay, dentro do programa “Roda Mais Passagens”. Nesta primeira fase, o serviço está disponível nos dois estados, mas a estatal anunciou que, até o fim do ano, pretende ampliar para toda a rede de agências do Rio de Janeiro e, posteriormente, para o restante do Brasil, incluindo trechos interestaduais e intermunicipais.

A novidade é um passo positivo, porque reforça a capilaridade e o papel social dos Correios, permitindo que a população de pequenas cidades sem rodoviária, e moradores de grandes periferias urbanas, tenham acesso facilitado a passagens rodoviárias.

Na avaliação dos Sindicatos filiados à FINDECT, esse tipo de inovação precisa ser ampliada para toda a rede de agências próprias em todo o país, e inserida em uma política mais ampla de recuperação da empresa. A Federação vem apresentando propostas concretas de fortalecimento da estatal, que vão além da venda de passagens e apontam para a criação de um Banco Postal Digital, a expansão de serviços financeiros e tecnológicos, e a valorização da categoria.

Outro ponto destacado pela FINDECT é que os serviços já oferecidos pelos Correios, como o marketplace Mais Correios, a operadora de telefonia móvel Correios Celular, além de seguros e títulos de capitalização, precisam ser melhor divulgados, para dar visibilidade à empresa, atrair novos usuários e gerar mais recursos. Hoje, muitos desses serviços passam despercebidos pela população justamente pela falta de comunicação institucional e de investimento em sua promoção.

A FINDECT defende que, com um projeto nacional de fortalecimento, baseado em inovação, em divulgação adequada dos serviços, participação dos trabalhadores e diálogo com o movimento sindical, os Correios podem se recuperar, ampliar receitas e continuar cumprindo seu papel estratégico como empresa 100% pública, moderna e socialmente comprometida com o povo brasileiro.

Saiba mais: https://saladeimprensa.correios.com.br/arquivos/12641

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