Siga nas redes

FINDECT questiona projeto de roteirização e critica modelo de entrega unificada dos Correios

Publicado em 01/10/2025 12:09

Fonte:


Na reunião do Acordo Coletivo 2025-2026, realizada nesta terça, 30 de setembro, a FINDECT foi representada pelos diretores Silvio Prudêncio, Márcio Anselmo Farina, Luis Carlos e Esmeralci Silva, reafirmando a defesa dos direitos dos trabalhadores e cobrando garantias sobre as propostas no modelo da distribuição.

Ontem, 30 de setembro, ocorreu mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2025-2026 entre a FINDECT e a direção dos Correios. A pauta foi conduzida pela Diope (Diretoria de Operações), que apresentou o projeto de “Distribuição por Rotas” (encomendas), voltado para a roteirização da distribuição.

Durante a apresentação, a FINDECT levantou questionamentos sobre a chamada entrega unificada, destacando que o modelo deixa um ponto de interrogação em relação a pontos centrais, como:


• a garantia dos direitos dos carteiros pedestres e ciclistas;
• a possibilidade de redução de rotas e de efetivo, o que poderia comprometer a qualidade do serviço;
• o impacto direto na ampliação do quadro funcional e no chamamento dos 3.500 concursados, já homologados e que ainda não foram convocados pela empresa.

A FINDECT alertou que, nessas condições, a entrega unificada pode trazer sérios prejuízos à categoria e não representa uma solução real para os problemas enfrentados pelos Correios.

Negociação continua hoje

As negociações seguem hoje, 1º de outubro, quando a empresa dará prosseguimento à apresentação das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho referente às condições de trabalho.

Na próxima quinta-feira, 2 de outubro, a direção dos Correios fará uma apresentação detalhada sobre a proposta de jornada 12×36. A FINDECT ouvirá a empresa, mas levará todas as propostas aos sindicatos e à categoria, para que os trabalhadores analisem e decidam coletivamente os rumos da luta.

“Vamos acompanhar atentamente a reunião de apresentação deste tema sensível e debater coletivamente com os trabalhadores e nos Sindicatos, mas não abriremos mão de nenhum direito da categoria”, afirmou o diretor Márcio do SINTECT-SANTOS.

A Federação reforçou que não aceitará retrocessos nem retirada de direitos. Cada conquista do ACT é fruto de muita luta e só será defendida com organização e mobilização da categoria.

FINDECT na luta! Nenhum direito a menos!

Compartilhe agora com seus amigos