Siga nas redes

ECT confirma à FINDECT pagamento antecipado dos retroativos do dissídio no dia 20 de fevereiro

Publicado em 13/02/2026 18:35

Fonte:


A direção dos Correios encaminhou carta à FINDECT, referente ao Dissídio Coletivo de Trabalho 2025/2026 (Processo nº 1001307-73.2025.5.00.0000), informando que realizará no dia 20 de fevereiro de 2026 o pagamento dos valores retroativos decorrentes do reajuste salarial e das diferenças nos benefícios.

De acordo com o comunicado, os retroativos do reajuste salarial referentes ao período de agosto a dezembro de 2025 serão quitados nessa data. Também serão pagos, no mesmo dia, os valores retroativos dos benefícios — incluindo vale-alimentação e vale-refeição — correspondentes ao período de agosto de 2025 a janeiro de 2026.

No julgamento do dissídio coletivo realizado em 30 de dezembro de 2025, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) havia fixado que o pagamento desses retroativos ocorreria apenas no mês de abril. Diante disso, a FINDECT, em conjunto com seus sindicatos filiados, iniciou tratativas com a empresa buscando a antecipação dos valores. Como resultado desse diálogo, a empresa informou que o pagamento será adiantado para fevereiro.

Entenda o contexto
A greve da categoria teve início no dia 16 de dezembro de 2025 e foi encerrada no dia 31 de dezembro, após aprovação em assembleias realizadas na maior parte do país. Alguns sindicatos, como os de São Paulo e Santos, retomaram as atividades apenas no dia 5 de janeiro de 2026.

O dissídio foi julgado pelo TST em 30 de dezembro, quando a Corte determinou a manutenção da maioria das cláusulas históricas da categoria e assegurou o reajuste de 5,1% sobre salários e benefícios. Posteriormente, a empresa recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), e no dia 26 de janeiro, o Ministro Alexandre de Moraes concedeu liminar suspendendo parte das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho resultante do julgamento.

A FINDECT e seus sindicatos filiados seguem acompanhando os desdobramentos jurídicos e políticos do processo, atuando para garantir o cumprimento integral dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios e mantendo a categoria informada com transparência e responsabilidade.

Clique AQUI e leia a carta

Compartilhe agora com seus amigos