FINDECT cobra dos Correios correção imediata dos descontos da greve
Publicado em 03/02/2026 14:51
Fonte:
ECT descumpre decisão do TST e aplica descontos indevidos que prejudicam trabalhadores

A FINDECT enviou ofício à presidência dos Correios cobrando, com urgência, uma reunião para tratar de erros graves nos descontos da greve aplicados na folha de pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios.
A Federação denuncia que a empresa vem descontando todos os dias corridos da paralisação, incluindo finais de semana e folgas. Essa prática é ilegal e desrespeita decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou que os descontos só podem incidir sobre os dias efetivamente trabalhados.
Em termos simples: não podem ser descontados sábados, domingos nem descansos remunerados. Mesmo assim, os descontos continuam sendo aplicados de forma incorreta, gerando prejuízo financeiro direto à categoria.
No documento, a FINDECT exige a correção imediata dos cálculos, o cumprimento integral da decisão do TST e também cobra a antecipação do pagamento dos reajustes retroativos, hoje prevista apenas para abril de 2026, como forma de minimizar os impactos financeiros recentes sobre os trabalhadores.
A FINDECT cobra resposta imediata da direção dos Correios e reafirma que seguirá pressionando e mobilizada para garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
O ofício da FINDECT, protocolado em nome dos sindicatos filiados, segue em anexo para conhecimento da categoria.
