FINDECT e sindicatos filiados dialogam com o vice-presidente Geraldo Alckmin em busca de solução para o impasse nos Correios
Publicado em 06/02/2026 18:00
Fonte:
Dirigentes dos sindicatos filiados à FINDECT estiveram com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em São Paulo, para tratar do impasse da campanha salarial dos Correios, após o julgamento do dissídio coletivo no TST e a liminar concedida pelo STF que suspendeu direitos do Dissídio Coletivo de Greve.

A FINDECT, juntamente com seus sindicatos filiados, participou, no dia 6 de fevereiro, de uma atividade realizada na sede do Sindicato da Construção Civil de São Paulo, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O encontro teve como objetivo abrir um canal direto de diálogo com o governo federal para tratar da situação dos trabalhadores dos Correios e buscar soluções para os impasses que ainda permanecem após o desfecho judicial da campanha salarial.
Representando a Federação e os sindicatos, estiveram presentes o presidente do SINDECTEB (Bauru e Região) e da FINDECT, José Aparecido Gandara, o vice-presidente da FINDECT e presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza, e o presidente do SINTECT-Santos, José Antônio. Os dirigentes apresentaram ao vice-presidente um panorama detalhado da realidade enfrentada pela categoria após o julgamento do dissídio coletivo de greve pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), ocorrido em 30 de dezembro de 2025.
Embora a decisão do TST tenha mantido a maioria dos direitos dos trabalhadores, a direção dos Correios recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em 26 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes concedeu uma liminar suspendendo quatro itens importantes do Acordo Coletivo de Trabalho, o que agravou a insegurança jurídica e trouxe prejuízos diretos à categoria.
A liminar suspendeu tenas relacionados ao plano de saúde, ao vale-alimentação extra, ao pagamento de 200% pelo trabalho em domingos e feriados e ao adicional de férias de 70%, pontos considerados essenciais pelos trabalhadores e resultado da mobilização nacional da categoria.
Para o presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara, o diálogo com o governo é fundamental para superar o impasse.
“O TST reconheceu os direitos da categoria, mas o recurso da empresa e a liminar do STF trouxeram novos problemas. Estamos dialogando com o governo para construir uma solução justa e definitiva.”
O vice-presidente da FINDECT e presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza, ressaltou que a atuação sindical segue firme.
“A campanha salarial ainda não se encerrou. Nosso compromisso é garantir que os direitos conquistados no dissídio sejam respeitados e aplicados na prática.”
Já o presidente do SINTECT-Santos, José Antônio, destacou que a mobilização continua enquanto houver direitos ameaçados.
“Os trabalhadores não podem ficar à mercê de decisões que suspendem conquistas históricas. Seguiremos cobrando soluções e defendendo cada direito da categoria.”
A FINDECT reafirma seu compromisso com a defesa dos trabalhadores dos Correios e seguirá atuando de forma responsável e articulada, priorizando o diálogo com o governo federal para que a campanha salarial tenha um desfecho justo, com a plena garantia dos direitos da categoria.
