No 1º de Maio, trabalhadores vão protestar contra a tragédia do governo Bolsonaro e exigir o fim da fome no Brasil
Publicado em 29/04/2022 10:06
Fonte:
Nos últimos 2 anos, os eventos foram realizados a distância em todo país por conta da pandemia. Com o avanço da vacinação e da redução das mortes causadas pela Covid-19, o 1° de maio de 2022 promete ser histórico, com atos presenciais e unificados em todo país.

O tema deste ano é Emprego, Direitos, Democracia e Vida.
A FINDECT e os Sindicatos filiados convocam os trabalhadores dos Correios em todo o Brasil, para participar da celebração do 1° de maio. As centrais sindicais farão atos unificados para defender a democracia e seus direitos.
Os Correios e o país estão abandonados pelo atual governo, que trouxe o fantasma da inflação, a fome e miséria ao povo brasileiro. Ir às ruas e celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores, no próximo domingo, 1º de maio, é essencial para defender os direitos dos trabalhadores e defender um projeto de reconstrução do Brasil para que retome o caminho do desenvolvimento, da soberania, da dignidade de seu povo; e isso só pode se dar com “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, tema dos atos em 2022.
A Centrais Sindicais UGT, CTB, Força Sindical, NCST, Intersindical e Pública formaram uma frente ampla da classe trabalhadora para que o Dia Internacional dos Trabalhadores seja uma data de grande reflexão sobre o momento político do Brasil e os riscos à democracia criados pelo atual governo.
Os atos vão reivindicar o fim da carestia, mais emprego, renda, garantias e direitos a todos os cidadãos.
Pauta dos trabalhadores
As centrais sindicais aprovaram a Pauta da Classe Trabalhadora no último CONCLAT, para ser apresentada aos candidatos à Presidência da República neste ano. O documento com 63 pontos propõe o desenvolvimento sustentável, com justiça social, como caminho para o país voltar ao rumo do crescimento e contra as privatizações das estatais.
Eleições presidenciais serão cruciais para a Classe Trabalhadora
Para os Sindicatos filiados à FINDECT, as eleições de 2022 são decisivas para os trabalhadores dos Correios e toda sociedade, por isso os diretores da Federação estão concentrando suas ações para intensificar o diálogo e a mobilização pelo combate aos grandes problemas atuais e que tem afetado drasticamente a população brasileira.
Na avaliação da FINDECT, os trabalhadores devem escolher não só o futuro Presidente da República, mas também senadores e deputados federais e estaduais comprometidos com as causas da categoria ecetista e com a democracia.
Mobilização em todo país
Maranhão
Em São Luís, o ato será realizado nesta quinta-feira, 28, às 16h na Praça Deodoro. No dia 1° haverá panfletagem na feita de João Paulo e Liberdade.
Pernambuco
Em Recife, será realizado um ato político-cultural às 15h na Rua Alfredo Lisboa, 1152, bairro Recife Antigo, organizado pelo Sindisprev-PE
Rio de Janeiro
O SINTECT-RJ irá realizar um grande ato no dia 1º de maio no Clube da Abanerj, com a presença de várias lideranças do cenário político/sindical do Rio de Janeiro, a partir das 10h30, com churrasco 0800 para a categoria.
Além disso, o Sintect-RJ em parceria com sindicatos de outras categorias realizará o evento cultural “Sons da Resistência”, na praça do Visconde em Macaé, a partir das 12h.
Na capital fluminense, o ato será às 10h da manhã no Parque Brig. Eduardo Gomes (Aterro do Flamengo), zona sul do Rio de Janeiro, altura da Rua Silveira Martins, com as atrações MC Galo, MC Gilo do Andaraí e MC Cacau, nas ‘relíquias do funk’
São Paulo
O ato na capital paulista será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h.
Em Sorocaba, no interior do estado, a celebração será no Parque das Águas, das 14h às 22h. O ato contará com atrações como Emicida, Francisco El Hombre, Fernanda Teka e Flor Maria e Luca & Marcelo, além de Flavinho Batucada.