Siga nas redes

MOBILIZAÇÃO NACIONAL: FINDECT CONVOCA TRABALHADORES A VOTAREM CONTRA A PEC 12/2026

Publicado em 05/06/2026 16:43

Fonte:


Categoria deve participar da consulta pública do Senado e fortalecer a luta em defesa dos direitos trabalhistas, da redução da jornada e do fim da escala 6×1.

A FINDECT convoca os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios de todo o Brasil a participarem da mobilização contra a PEC 12/2026, proposta que tramita no Senado Federal e que tem sido alvo de preocupação por parte das entidades sindicais devido aos possíveis impactos sobre direitos históricos da classe trabalhadora.

O momento exige unidade e participação. Enquanto milhões de brasileiros defendem a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1, uma proposta apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN) segue em tramitação no Congresso Nacional propondo mudanças profundas nas relações de trabalho. A PEC também recebeu apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um dos parlamentares que assinaram a proposta.

Diante desse cenário, a FINDECT orienta a categoria a participar da consulta pública disponibilizada pelo Senado Federal e manifestar sua posição sobre a matéria.

PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA

A votação popular pode ser realizada diretamente pela plataforma e-Cidadania do Senado Federal, clique AQUI e acesse.

A participação leva poucos minutos e é uma importante ferramenta para que os trabalhadores demonstrem sua posição sobre temas que afetam diretamente seus empregos, salários e direitos.

O QUE PREVÊ A PEC 12/2026?

A proposta cria a possibilidade de contratação com base em horas trabalhadas, permitindo que jornada e remuneração sejam definidas por acordos individuais. Na avaliação de diversas entidades representativas dos trabalhadores, a medida pode abrir caminho para a flexibilização de direitos, impactando diretamente verbas como FGTS, férias e 13º salário, além de enfraquecer a negociação coletiva realizada pelos sindicatos.

Outro ponto que preocupa o movimento sindical é a ampliação dos acordos individuais entre patrão e empregado, reduzindo o papel da negociação coletiva na defesa dos direitos da categoria.

A discussão acontece justamente em um momento em que cresce a mobilização nacional pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da escala 6×1, considerada por especialistas e trabalhadores um modelo exaustivo que compromete a saúde física, mental e a qualidade de vida da classe trabalhadora.

Para a FINDECT, o Brasil precisa avançar na valorização do trabalho, na geração de empregos de qualidade e na ampliação dos direitos sociais. O caminho defendido pela Federação é a redução da jornada sem redução salarial, mais qualidade de vida para os trabalhadores e o fortalecimento da negociação coletiva como instrumento de proteção da categoria.

A história mostra que nenhum direito foi conquistado sem mobilização. Por isso, a participação dos trabalhadores neste debate é fundamental para impedir retrocessos e fortalecer a luta por mais direitos, melhores condições de trabalho e um futuro mais justo para toda a classe trabalhadora.

Vote, participe e ajude a defender os direitos dos trabalhadores brasileiros.

Compartilhe agora com seus amigos