Mudanças no Postalis: Conselheiros Eleitos orientam participantes sobre o futuro dos planos de previdência
Publicado em 16/07/2025 11:31
Fonte:
Informe nº 003/2025 explica andamento do Plano CD, orienta pela manutenção dos planos atuais e reforça que nenhuma decisão deve ser tomada de forma precipitada

Os conselheiros eleitos do Postalis, Edgard Cordeiro e Anézio Rodrigues, divulgaram o Informativo nº 003/2025 com esclarecimentos importantes para os trabalhadores e aposentados dos Correios que são participantes do fundo de pensão. O comunicado orienta sobre o estágio atual da proposta de criação do novo Plano CD (Contribuição Definida) e alerta para que nenhuma mudança seja feita agora, especialmente em relação ao cancelamento dos planos atuais.
De acordo com os conselheiros, o Plano Postalprev não deve ser cancelado. Trata-se de um plano com desempenho positivo e que atua como uma poupança previdenciária. Além disso, cada real que o trabalhador contribui é acompanhado de outro real aportado pelos Correios. Em caso de desligamento, o participante poderá sacar até 70% da parte que a empresa contribuiu — um benefício importante no momento da aposentadoria, quando a renda costuma ser reduzida.
Em relação ao Plano BD (Benefício Definido), também é indicado manter a adesão, pois o novo Plano CD ainda está em fase de tramitação e não foi aprovado. A proposta está sendo analisada internamente pelos Correios e, em seguida, será enviada ao Ministério das Comunicações, à SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e, finalmente, à PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). A expectativa é que esse processo leve entre quatro e seis meses.
O novo Plano CD será opcional e exclusivo para quem já é participante do Plano BD. Quem decidir migrar levará consigo sua Reserva Matemática Individual líquida (RMI líquida), que é o valor econômico dos seus direitos futuros no plano BD, já com o desconto do déficit. Atualmente, os participantes assistidos (aposentados) do Plano BD pagam 31,91% de contribuição (23,21% extraordinária + 8,7% normal), sendo que esta última não é paga pelos ativos.
Ao migrar para o Plano CD, o participante não pagará mais essas contribuições e poderá escolher uma das seguintes modalidades de recebimento da renda:
•Percentual mensal sobre o saldo da conta (de 0% a 2%);
•Renda mensal por prazo determinado, entre 5 e 30 anos;
•Renda mensal por prazo indeterminado, enquanto houver saldo.
O aposentado ou assistido que migrar também poderá sacar, de uma só vez, de 1% a 10% da sua RMI líquida, e o restante do saldo seguirá para a modalidade de renda escolhida.
Após a aprovação do plano, o Postalis disponibilizará um simulador individual para que cada participante possa visualizar sua reserva e simular a melhor alternativa. Haverá um prazo de 60 dias para que a escolha seja feita entre permanecer no Plano BD ou migrar para o Plano CD.
Até lá, os conselheiros reforçam: não tome nenhuma decisão sem informação completa. Haverá um processo de debates e esclarecimentos, para garantir que todos tenham segurança em sua escolha.
Fale diretamente com os Conselheiros Eleitos:
Edgard Cordeiro – (16) 99458-0216
Anézio Rodrigues – (14) 99891-8699
“Somos os conselheiros eleitos que lutam junto com você.”
INFORMATIVO Nº 03 2025 CONSELHEIROS ELEITOS PLANO BD ESTÁGIO