Siga nas redes

Informe oficial da FINDECT sobre a 8° reunião de negociação unificada: Saúde do trabalhador em debate

Publicado em 10/08/2023 23:00

Fonte:


A negociação entre os Representantes da FINDECT e dos Correios aprofundou-se nas discussões de nove cláusulas de saúde cruciais, incluindo atestado de saúde, condições de trabalho e CIPA, em prol do bem-estar dos trabalhadores dos Correios, ressaltando a relevância de reconquista de cláusulas no atual contexto de inflação baixa.

Nesta quinta-feira, 10 de agosto, ocorreu mais um capítulo crucial das negociações unificadas do acordo coletivo de trabalho 2023 entre os representantes da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), José Aparecido Gandara, Elias Diviza, Telma Milhomem, Wilson Araújo, Anézio Rodrigues, Douglas Melo, Sílvio Prudêncio, Maxy Morais, Débora Henrique, Manoel Feitosa, Silvana Azeredo e Deison Nascimento, além da FENTECT e os dirigentes dos Correios. O foco central dessa oitava reunião recaiu sobre nove cláusulas, todas elas de relevância significativa para a saúde, bem-estar e condições laborais dos trabalhadores dos Correios.

Dentre os tópicos discutidos, destacaram-se temas como o atestado de saúde no trabalho, buscando aprimorar as políticas de acompanhamento e apoio à saúde dos trabalhadores. A averiguação das condições de trabalho também se tornou um ponto chave, refletindo a crescente preocupação com ambientes laborais seguros e adequados. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), responsável por zelar pela segurança dos trabalhadores, ganhou destaque nas discussões, refletindo a busca por melhores padrões de segurança, na comunicação dos processos de eleição e cursos de formação aos cipeiros.

O diálogo também abordou a importância da reabilitação profissional, ressaltando a necessidade de programas que auxiliem os empregados em casos de necessidades especiais ou readaptações. A reunião foi marcada por discussões produtivas, embora algumas cláusulas tenham sido postergadas para negociações da próxima semana.

A FINDECT reforça o compromisso com a busca incessante por melhores condições de trabalho e saúde para seus representados, com enfoque na ampliação da mobilização e na constante cobrança por avanços que beneficiem toda a categoria ecetista.

A próxima etapa das negociações, agendada para a semana que vem, promete dar continuidade ao diálogo, abordando as cláusulas restantes da saúde e questões financeiras. O objetivo permanece o mesmo: conquistar resultados que promovam um ambiente de trabalho mais saudável, seguro, justo e reajuste salarial e melhores benefícios para todos os trabalhadores dos Correios.

Nesse contexto, é fundamental destacar aos trabalhadores que a reconquista das cláusulas, outrora roubadas durante o governo anterior, representará conquistas arduamente obtidas pelos trabalhadores. No cenário atual de inflação baixa, e diante da diretriz de política econômica traçada pelo novo governo, a FINDECT reafirma a extrema relevância de reconquistar essas cláusulas. O retorno destes direitos é positivo, favorece e beneficia toda categoria, fortalecendo nossa luta sindical e não esquecendo de que a reposição de vagas deficitárias na ECT consolidará um ambiente laboral mais justo e equitativo para toda a categoria.

Compartilhe agora com seus amigos