Siga nas redes

24 DE JANEIRO – UMA HOMENAGEM DA FINDECT AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS APOSENTADOS

Publicado em 24/01/2019

Fonte:


No dia 24 de janeiro é comemorado o dia do aposentado, uma homenagem àqueles que lutaram e ainda se mantêm firmes e fortes na luta, na defesa dos direitos e benefícios conquistados.

Os aposentados, no Brasil, trazem na memória e no físico as marcas de uma vida de trabalho intenso, da resistência nos momentos mais difíceis, e das experiências nas lutas travadas. As contribuições foram muitas, enquanto jovens. Agora, é o momento de ter seus esforços reconhecidos pela sociedade. Os direitos à uma aposentadoria digna, ao acesso à saúde de qualidade, e à uma condição de vida satisfatória, são a recompensa por toda a luta e dedicação ao longo de vários anos.

Histórico:

Os Trabalhadores dos Correios foram os primeiros, enquanto categoria, a receber o direito à aposentadoria. O Decreto nº 9.912-A, de 26 de março de 1988, fixava em 30 anos de serviço e idade mínima de 60 anos como requisitos para aposentar-se. Somente em 1923 uma lei foi criada (35 anos depois) garantindo o acesso à aposentadoria para outras categorias.

Reforma da Previdência

E ainda há muito o que lutar! Nos últimos meses, após a sangrenta e traiçoeira reforma trabalhista, aprovada pelo congresso brasileiro em 2017, a discussão em pauta é a reforma (ou mutilação) da previdência. Querem pôr fim ao acesso dos Trabalhadores e Trabalhadoras brasileiros, em especial os mais pobres, que mais precisam de assistência social, à uma aposentadoria digna.

A FINDECT reafirma o compromisso com a manutenção e conquista de direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas. Por isso, acompanha de perto todas as discussões que envolvem os anseios e necessidades dos nossos aposentados.

Neste dia 24, a FINDECT parabeniza àqueles que são o alicerce de todas as nossas conquistas e a inspiração para novas lutas! Nós estamos na luta, nas trincheiras das batalhas por vocês e com vocês!

Compartilhe agora com seus amigos