Siga nas redes

Assistência Médica: perda do benefício, falta de isonomia e exclusão de aposentados

Publicado em 18/08/2014 18:01

Fonte:


Dia 24 de Janeiro é dia dos aposentados, a empresa reforçou a importância dessa data no novo ACT, no entanto, o trabalhador aposentado não tem o que comemorar.

A FINDECT está na luta, nesta Campanha Salarial, pelos direitos dos aposentados e seus dependentes do Plano de Saúde dos Trabalhadores Ecetistas.

A grande maioria dos Companheiros não sabe que quando o titular já aposentado falece, os seus conjugues e dependentes deixam de ter direito ao Plano de Saúde.

Ou seja, o trabalhador exerce sua função durante toda uma vida, contribui para o crescimento e desenvolvimento da empresa e, quando mais velho, não tem nem a segurança de que seus dependentes estarão assegurados por um plano de saúde após sua morte.

A manobra não tem justificativa plausível, uma vez que a morte de um beneficiário tende a diminuir os gastos do Postal Saúde, já que diminui o número de pessoas atendidas, e não aumentar a despesa, como alega a empresa.

Não descansaremos enquanto não recebermos uma garantia da ECT de que os dependentes estão assegurados pelo plano de saúde, ainda que após a morte do beneficiário. O Plano Saúde é nosso, é um direito do trabalhador.

Excluídos:

Atualmente, os trabalhadores aposentados em data anterior à 01/01/1986 não têm direito ao Plano de saúde. A FINDECT não aceita essa imposição da empresa e exige para que o ACT 2014/2015 também inclua os quase mil (1000) companheiros que não estão no plano de saúde. Qual a diferença de um aposentados antes e depois dessa data?

Isonomia – Aposentado X Pessoa Ativa:

A ECT definiu o teto máximo de valor de compartilhamento no plano de saúde de até dois (2) salários-base para trabalhadores na ativa e de até três (3) salários (INSS+Postalis) para aposentados. Tal atitude configura discriminação, sabendo das dificuldades que os companheiros aposentados enfrentam diariamente e dos direitos dos trabalhadores, a FINDECT cobra a isonomia entre as duas categorias, aposentados e na ativa.

Aposentado, participe da luta!

Compartilhe agora com seus amigos