Siga nas redes

Com 7 anos de atraso, Câmara aprova preferência aos Correios pelos órgãos públicos

Publicado em 18/05/2023 18:32

Fonte:


● Com 7 anos de atraso, Câmara aprova preferência aos Correios pelos órgãos públicos

● Esses projetos ficaram anos engavetados, e agora são finalmente aprovados na Câmara Federal, não por coincidência depois de apenas 4 meses do governo Lula, eleito com apoio da categoria com o compromisso de barrar a privatização e fortalecer os Correios, e a partir do trabalho valoroso da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios.

● Essa aprovação, que ainda precisa ser confirmada no Senado para ir à sanção do Presidente Lula, é uma grande vitória da categoria ecetistas, seus Sindicatos e federações e de todo o povo brasileiro, por fortalecer os Correios como empresa pública prestadora de serviço à população e garantir melhoria da qualidade de serviço, e reafirma o compromisso assumido pelo novo governo de defender o Correio público.

Preferência pelos Correios

Os Projetos de Lei aprovados na Câmara dos Deputados preveem que os órgãos da administração pública direta e indireta priorizem o uso dos Correios para transporte logístico e postal.

Eles são o reconhecimento de que é um absurdo contratar e remunerar empresas privadas estrangeiras, como DHL e Jadlog, para fazer serviços pagos com o dinheiro do povo. E de que esse dinheiro pode voltar em dobro com a contratação dos Correios, que é mais confiável e tem maior alcance nacional que as empresas privadas.

Trata-se do PL nº 6.385, de 2016, de autoria do Deputado André Figueiredo, ao qual está apensado o PL nº 7638/17, dos deputados Leonardo Monteiro e Maria do Rosário, com coautoria dos deputados Arlindo Chinaglia e Vicentinho.

Fortalecer os Correios

Após a aprovação definitiva do projeto, os Correios poderão ter um enorme reforço de caixa, se tornando ainda mais independentes financeiramente do Estado e revertendo ainda mais dividendos aos cofres da união, para aplicação em outras áreas, como saúde, educação e esporte.

A população será enormemente beneficiada com isso, pois um Correio mais sólido e forte cumprirá com mais eficiência seu trabalho, garantindo a chegada de correspondências e encomendas em todas as residências do país com mais rapidez e segurança.

E os trabalhadores da ECT terão melhores condições para verem suas reivindicações negociadas e atendidas, seus salários, benefícios e direitos valorizados e as condições de trabalho melhoradas, inclusive com a realização de concurso público e contratação de trabalhadores para completar o quadro de funcionários há muito tempo defasado.

Compartilhe agora com seus amigos