Siga nas redes

Campanha internacional de conscientização e combate ao câncer de mama atinge milhares de mulheres ao redor do mundo.

Publicado em 05/10/2018 10:59

Fonte:


Prevenção e diagnóstico precoce garante recuperação completa na grande maioria dos casos.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.

Hoje, a campanha é mundial e tem grande importância no Brasil. Esse mês de mobilização pode virar lei. No ano passado, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 3010/15, que determina a realização anual, durante o mês de outubro, de atividades para a conscientização sobre o câncer de mama. Além disso, em junho deste ano, foi sancionada a Lei 13.658, que obriga a notificação de casos de câncer e malformação congênita. Originado do projeto 8470/17, da deputada Carmen Zanotto, que fixa prazo de 60 dias para o Sistema Único de Saúde (SUS) dar início ao tratamento de pacientes diagnosticados com câncer.

A FINDECT reafirma seu compromisso com a categoria Ecetista, em especial com as mais de 26 mil companheiras que compõem os quadros da Empresa. São mulheres Trabalhadoras que, por muitas vezes, tanto se dedicam ao trabalho que acabam deixando de lado a própria saúde. A reflexão, a luta e a força na resistência são importantes, mas a prevenção e os cuidados com a vida são mais importantes ainda!

Campanha busca a conscientização e prevenção do câncer:

Se, no momento do diagnóstico, a doença estiver em estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%.

A mobilização mundial também chama atenção para dados alarmantes. No Brasil, estimam-se cerca de 60 mil casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019. Este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo, e o segundo no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano no País.

Mamografia:

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas:

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados debaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Autoexame:

O autoexame pode ajudar a encontrar precocemente nódulos. Mas para isso é necessário fazê-lo mensalmente, entre o 7º e o 10º dia após o início da menstruação (ou uma data fixa para as mulheres que pararam de menstruar) para poder notar qualquer alteração na mama. A qualquer sinal de alteração, procure um mastologista (médico especialista em mamas). Lembrando que esta técnica não substitui a mamografia, apenas auxilia na identificação precoce do câncer.

Como fazer o autoexame:

No chuveiro ou deitada: coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho: inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração. Por fim, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

Compartilhe agora com seus amigos