Siga nas redes

Carta aos Senadores ressalta a eficiência e importância dos Correios na logística das provas do Enem

Publicado em 24/11/2021 21:31

Fonte:


No último domingo (21/11) 3.109.762 provas do ENEM foram entregues de norte a sul e leste a oeste do país pelos Correios, não sendo registrada nenhuma ocorrência de irregularidade nas entregas. Mais uma vez a Empresa de Correios e Telégrafos demonstraram sua importância e valor para o povo brasileiro, dos maiores municípios aos menores, para todo o povo dos mais pobres aos mais ricos.

No Brasil existem milhares de empresas de entregas, nacionais e de capital internacional, mas qual teria a capacidade de realizar esse serviço essencial realizado pelos Correios no último domingo? A resposta é simples: Nenhuma!!!

Pela forma como foi construído pelo povo brasileiro, com tanto esforço e inteligência, nos últimos 358 anos, os Correios são a única Empresa que tem a capacidade de cumprir essa missão social tão essencial e diversos outras, que não seriam de interesse para empresas privadas, que de maneira compreensível visam o lucro.

Além das provas do ENEM qual empresa privada faria como os Correios e garantiria que mais de 34 milhões de estudantes recebessem todos os anos os livros didáticos do ministério da educação? Uma carga essencial que exige uma imensa frota de caminhões e bom plano de transporte rodoviário. E que neste ano teve novidade. As 430 toneladas de livros distribuídas pelos correios que também chegaram aos destinos por meio de rotas marítimas e fluviais.

ENEM, livros didáticos, matérias de campanhas de Saúde promovidas pelas diversas esferas de Governo, urnas eletrônicas, logística para levar socorro em caso de calamidade pública em diversas regiões do país, bancos postais em lugares onde não há nenhum outro banco público ou privado ou empresa de entregas de encomendas, só os Correios conseguem garantir.

E tudo isso sem dar prejuízo, pelo contrário. Através do subsídio cruzado, onde os setores lucrativos financiam onde dá prejuízo, conseguiu lucrar R$ 12 bi em 20 anos e passam 73% à União.

Para o Brasil continue a manter o ENEM de forma regular e correta, assim como tantos outros serviços essenciais para o povo, pedimos encarecidamente o apoio de todos os Senadores e Senadoras para evitar a aprovação do PL 591 que tramita no Senado. Esse PL privatiza os Correios, cria um monopólio privado dos serviços postais e dá um cheque em branco para quem arrematar a Empresa de Correios a fazer o que bem entender, com os preços que decidir, desses serviços.

Contamos com seu apoio e nos colocamos à disposição para maiores informações. Muito gratos pela vossa atenção.

Clique aqui e leia a carta na íntegra.

Compartilhe agora com seus amigos