Siga nas redes

Concurso Público Nacional Unificado: E os Correios, cadê?

Publicado em 19/01/2024 17:13

Fonte:


A falta de oportunidades para os Correios no Concurso Público Nacional Unificado, enquanto as agências abrem espaço para inscrições, suscita indagações sobre o comprometimento efetivo na condução de um concurso vital para a estatal extremamente estratégica, presente em todos os 5570 municípios brasileiros.

Até que ponto essa omissão prejudicará os serviços postais e a valorização dos trabalhadores ecetistas? As respostas recaem na direção da ECT e do Governo Federal, que devem esclarecer e assumir responsabilidades diante desta lacuna.

A realização do Concurso Público Nacional Unificado, com quase 7 mil vagas distribuídas entre diversos órgãos federais, é um passo crucial para fortalecer os serviços públicos. No entanto, a exclusão dos Correios desse processo evidencia uma realidade preocupante. A ECT, que não realiza concursos há mais de uma década, enfrenta um déficit significativo de pessoal, com seu efetivo reduzido de 127 mil para 80 mil, ao mesmo tempo em que lida com uma demanda crescente, especialmente devido ao aumento do comércio eletrônico.

A falta de vagas para os Correios em futuros concursos contrasta diretamente com o compromisso na importância estratégica da estatal na logística do país. Curiosamente, as agências dos Correios, presentes em todo o Brasil, serão encarregadas de receber as inscrições dos candidatos para o referido concurso, enquanto a própria empresa não será contemplada com oportunidades de contratação. Essa falta de reconhecimento expõe a discrepância entre a relevância dos serviços postais e a negligência na valorização da força de trabalho dos ecetistas.

Desafios da terceirização e compromissos não cumpridos

A ampliação da terceirização, prática em ascensão nos Correios, traz consigo uma série de problemas, desde a precarização das condições de trabalho até questões no pagamento dos trabalhadores terceirizados, como recentemente enfrentado. Unidades de atendimento e distribuição precárias também contribuem para a difícil realidade enfrentada pelos trabalhadores.

Apesar de a categoria ter elegido o governo Lula e conquistado avanços na última campanha salarial, a questão do concurso público dos Correios se transformou em uma incógnita. A empresa prometeu a realização do certame, mas quando será concretizado? Os trabalhadores e a FINDECT não apenas cobram a concretização desse compromisso, mas também exigem contratações urgentes para preservar uma empresa tão vital para a sociedade brasileira.

Vagas por Órgão no Concurso Nacional Unificado:

. Ministério da Agricultura e Pecuária e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): 520

. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: 296

. Ministério da Cultura: 50

. Ministério da Educação: 70

. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: 1480

. Ministério da Saúde: 220

. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: 110

. Ministério dos Direitos Humanos: 40

. Ministério da Justiça e Segurança Pública: 130

. Ministério do Planejamento e Orçamento: 60

. Ministério dos Povos Indígenas: 30

. Ministério do Trabalho e Emprego: 900

. Agência Nacional de Transportes Aquaviários: 30

. AGU (Advocacia-Geral da União): 400

. Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica): 40

. ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): 310

. Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas): 502

. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): 620

. Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária): 742

. Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): 50

. Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar): 40

Compartilhe agora com seus amigos