Siga nas redes

Confira retrospectiva da 1ª Semana de Negociações

Publicado em 19/08/2013 12:12

Fonte:


Durante a última semana, Brasília foi palco de quatro reuniões entre os representantes da ECT e os Diretores da FINDECT para realizar as Negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, que será vigente até a próxima data base. Estiveram presentes nas reuniões os Companheiros Gandara (SINDECTEB-BRU), Diviza (SINTECT-SP), Ronaldão (SINTECT-RJ), Rufino (SINTECT-TO), Valdinez (SINTECT-RO) e Moacir (SINTECT-RN).

Na terça-feira, 6 de Agosto, aconteceu na Sede da ECT, em Brasília, a primeira reunião. O encontro teve como objetivo estabelecer entre as partes os critérios, calendário de negociações e horários.

Durante a reunião ficou acordado que a FINDECT pode escalar assessores especiais para tratar com mais objetividade certos temas da Pauta de Reivindicações, elaborada pela Federação. Os temas serão debatidos por blocos, sendo eles: Questões Raciais, Questões da Mulher, Concurso Público, Relações Sindicais, Condições de Trabalho, Benefícios, Saúde, Clausulas Econômicas e Disposições Gerais.

No dia 13 de Agosto a segunda reunião foi aberta com o debate sobre a situação econômica da empresa no período de 2002 a 2013 levando em consideração diversos critérios que são parte deste cenário financeiro da ECT. Na quarta-feira (14/08) o encontro abordou diversos temas, tais como a Questão Racial, de Gênero e as relações sindicais.

Na manhã da quinta-feira, 15 de Agosto, aconteceu a quarta reunião. Nesta data foram debatidas algumas das cláusulas que ficaram em discussão na terceira reunião, realizada na quarta-feira (14/08). O Acesso às Dependências, Anistia e a Contribuição Sindical foram alguns dos pontos analisados durante a negociação.

A próxima reunião entre a FINDECT e os representantes da ECT foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 21 de Agosto às duas horas da tarde.

Todos os pontos a serem debatidos podem ser encontrados na Pauta de Reivindicações, que foi elaborada pelos Sindicatos Filiados à FINDECT.

1185825_1379228855638680_476167220_n

A FINDECT/Sindicatos Unificados sabe da importância da unidade da categoria em nível nacional para fazer uma campanha forte. Todas as nossas grandes conquistas vieram com união e luta. Por isso vai se empenhar para que todos os ecetistas do país estejam juntos nesta campanha, sobretudo nas ações como passeatas, protestos e a greve.

Passo atrás

Mas a outra federação, a Fentect, já deu um passo atrás e começou a negar a unidade e pregar a divisão. Isso ocorreu na 1ª reunião com a empresa. A oportunidade de realizar negociações conjuntas, com participação da FINDECT e da

Fentect na mesa com a empresa, foi colocada. E seria fundamental para estabelecer a unidade desde a direção até a base. A Fentect, no entanto, recusou, e marcou um golaço contra a unidade e a favor da divisão e do enfraquecimento

da luta. Mas a FINDECT/Sindicatos Unificados não desanima, e continuará se esforçando em nome da unidade.

Compartilhe agora com seus amigos