Siga nas redes

Deputado Federal Orlando Silva aciona Ministério Público por trabalho em segurança nos Correios

Publicado em 30/03/2020 12:45

Fonte:


Se o serviço é essencial, como definiu o governo em decreto e confirmou o presidente da empresa, aos trabalhadores que forem mantidos em serviço deve ser fornecido individualmente todos os itens de higiene e segurança necessários.

Por isso o Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB) solicitou ao chefe do Ministério Público do Trabalho a tomada de medidas cabíveis para garantir o direito dos ecetistas à preservação da própria saúde e de seus familiares, à vida e à dignidade humana, como determina a Constituição Federal!

Para a Diretoria do SINTECT-SP, essencial nesse momento é preservar a saúde e a vida do trabalhador. Em termos de serviço postal, essenciais são as entregas de correspondências e encomendas que tenham relação direta com o combate à pandemia. O resto é supérfluo, pode esperar e os possíveis prejuízos podem ser revertidos depois, ao contrário das vidas que forem levadas.

Nesse sentido, a iniciativa do Deputado e parceiro Orlando Silva é essencial. Dá força à denúncia da categoria e do Sindicato, de que a empresa não está fornecendo os itens indispensáveis para quem ela está obrigando a trabalhar em meio à pandemia. Reforça também a reivindicação de distribuição imediata desses itens.

Obrigar os ecetistas a se deslocarem em transporte público, com todos os perigos de contaminação que isso implica, já é desumano.

Mas pior é desconsiderar que estão em contato diário e muito grande com várias pessoas, e isso aumenta o risco de serem contaminados e proliferar a doença, se não estiverem com os equipamentos de segurança adequados.

Sem contar que manipulam envelopes e embalagens que podem estar impregnados com o COVID-19 ou mesmo outros vírus também perigosos a saúde humana.

O Deputado, em seu papel de representante dos trabalhadores, solicitou ação do Ministério público na exigência de responsabilidade da empresa no fornecimento imediato de equipamentos apropriados para for mantido trabalhando.

Veja AQUI o documento do Deputado Orlando Silva enviado à chefia do Ministério Público.

Compartilhe agora com seus amigos