Siga nas redes

Deputados aprovam urgência para o PL 591/21 e a luta tem que crescer para barrar aprovação final

Publicado em 20/04/2021 22:30

Fonte:


● Mesmo com a grande pressão da categoria, o Projeto de Lei 591/21, que autoriza a exploração de serviços postais pela iniciativa privada, foi colocado em regime de urgência após o presidente da Câmara fechar acordo com o governo e colocar o requerimento em votação.

● A luta agora tem que ser ainda mais forte para impedir a aprovação na votação nas no plenários da Câmara e do Senado!

O governo avançou um lance em sua ânsia por privatizar os Correios na terça, 20 de abril. Após negociata do ministro da economia Paulo Guedes com o presidente da Câmara Artur Lira, o requerimento de urgência do PL foi colocado em votação e aprovado por 280 votos contra 165.

O projeto faz mudanças na legislação postal que entregam o setor para a farra do setor privado, que vai atuar para extrair o máximo lucro, abandonando a função social dos Correios, estatal 100% pública.

É possível reverter

Vários deputados dos partidos de oposição se manifestaram fortemente contra esse projeto entreguista. Denunciaram o absurdo que é destruir e entregar para a iniciativa privada uma empresa estratégica para o país como os Correios, ainda mais nesse momento de profunda crise sanitária, social e econômica, com desemprego recorde e ausência de perspectiva de melhora.

A oposição soma 130 votos na Câmara (PCdoB, PT, PSOL, PSB, PDT e REDE), mas a votação contra a urgência somou 165 com alguns líderes de outros partidos orientando SIM à urgência, mas afirmando que era sem compromisso com o mérito.

Isso reforça a necessidade da categoria atuar junto com a FINDECT e os Sindicatos e realizar uma fortíssima campanha sobre o presidente da Câmara e os 280 parlamentares que votaram a favor da urgência para o PL.

Se todos os 90 mil ecetistas entrarem firmes na luta, cada um fazendo sua parte, é possível reverter essa votação e derrotar a iniciativa entreguista e privatista do governo e impedir a aprovação do PL 591/21.

O projeto poderá entrar na pauta na próxima sessão plenária, sendo votada em 2 turnos. Se for aprovada, vai ao Senado e caso o Senado mude algo, retorna à Câmara pra depois ir à sanção presidencial.

Todos concentrados na pressão sobre os deputados!

Vamos encher de mensagens os e-mails institucionais, os WhatsApps e demais redes sociais dos Deputados. Abaixo estão disponibilizado os contatos telefônicos e de e-mail deles.

O que fazer na mobilização virtual!

● Envie a proposta de mensagem abaixo para todos os parlamentares.

● Entre nas páginas dos Deputados no Facebook e no Instagram e comente publicações deles contra ou a favor da privatização dos Correios, e defenda a Empresa com argumentos variados, como o fato dela dar lucro, de cumprir papel social, de atender toda a população como nenhuma empresa privada e que visa ao lucro fará, entre outros.

● Exponha a realidade da categoria ecetista, que foi considerada essencial e que está trabalhando desde o início da pandemia, nas unidades e nas ruas, prestando um serviço extremamente importante que é direito constitucional da população e dever do estado.

● Curta a página da campanha da FINDECT “Correios, o que é essencial não se vende”, reproduza as publicações em seus perfis e marque todos os contatos, além de enviar o link aos contatos do whatsapp e pedir para repercutirem aos contatos deles.

Proposta de mensagem:

Srs(as) Parlamentares

Os Correios é uma empresa que pertence ao povo brasileiro e vocês serão prejudicados em suas bases eleitorais com o projeto de privatização.
Sem o Correio estatal, a maioria dos 5.570 municípios brasileiros ficarão desassistidos. Neles, o serviço não é autossustentável e a ECT usa parte do lucro das grandes cidades para atendê-los através do subsídio cruzado.

Em plena pandemia de covid-19, a população já vulnerável e dependente ainda mais dos serviços públicos passaria a depender das empresas privadas, que almejam lucro e não cruzarão nada. Diferente do que diz o Governo Federal, haverá elitização, precarização e encarecimento dos serviços.

O Correio público entrega com segurança e baixo custo em todas as cidades livros didáticos, provas do ENEM, vacinas, medicamentos, alimentos e urnas eletrônicas. Com o Banco Postal, faz girar as economias das cidades. Com seus preços baixos, ajuda pequenos, médios e grandes empresários a existir.

Os Correios dão e sempre deram lucro; não dependem de recursos da União; são estratégicos para a segurança, soberania e a integração nacional; e podem fazer muito pelo seu povo na retomada do crescimento econômico.
Pense nisso e fique ao lado dos trabalhadores e da população brasileira em defesa dos Correios Estatal, 100% Público e de Qualidade.

Compartilhe agora com seus amigos