Siga nas redes

24 de Janeiro, Dia Nacional dos Aposentados

Publicado em 24/01/2023 11:03

Fonte:


No dia de hoje, 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados, a FINDECT homenageia todas as trabalhadoras e trabalhadores aposentados que estão e estiveram sempre presentes em todas as lutas em defesa da democracia e contra a privatização dos Correios

Essa data é o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal, mas foi expandido aos demais trabalhadores a partir de muita luta e reivindicação. E é por isso que no Dia do Aposentado, também é celebrado o Dia da Previdência Social.

A Previdência Social é importante e essencial, pois ela visa a cobertura de riscos sociais em razão de algum acontecimento que acarretem impossibilidade de sustento próprio e de sua família, trazendo um conforto em razão de uma necessidade.

A FINDECT reforça que é mais do que justo homenagear e comemorar com quem, durante muito tempo, lutou por si e pelos seus, trabalhando e participando ativamente das conquistas da categoria e em defesa de um correio público.

Origem do Dia dos Aposentados

A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro.

Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

A federação tem a defesa dos direitos dos aposentados como uma de suas bandeiras e sempre lutou e se manifestou de forma contrária à Reforma da Previdência, promovendo campanhas e participando de atos. O sindicato/federação segue atuando fortemente nas mais diversas frentes de mobilização em defesa dos direitos dos aposentados.

Viva as aposentadas e aposentados!

Compartilhe agora com seus amigos