Siga nas redes

Dia do Carteiro: por valorização dos Correios e seus profissionais!

Publicado em 25/01/2023 09:43

Fonte:


Neste 25 de janeiro, depois de 4 anos de destruição dos Correios pelo ex-governo privatista, a principal batalha é pela recuperação da qualidade e da imagem da empresa, e isso passa pela valorização de seu maior símbolo perante a população, o Carteiro!

Os Carteiros são importantes para o funcionamento da empresa como todos os demais trabalhadores dos Correios. Mas eles são como um cartão de apresentação da ECT, um símbolo dessa empresa centenária e essencial para os brasileiros e para o país.

O motivo é simples.

São eles que vão diariamente às residências, prédios e empresas entregar correspondências e encomendas. Eles têm contato direto e diário com o público. Conhecem os distritos e as pessoas. Sabem o que cada um recebe em suas casas e por vezes garantem as entregas mesmo com erros ou ilegibilidades nas descrições dos destinatários. São trabalhadores essenciais para a segurança das entregas, das pessoas e suas casas, por deter informações privilegiadas.

Recuperação dos estragos

O fechamento de unidades promovido pela gestão bolsonarista impactou na qualidade do serviço prestado à população. As entregas espaçaram por culpa das decisões da direção da ECT, desde o aumento do tamanho dos distritos com os SDs até a falta de concurso e contratação de profissionais.

Além de prejudicar a população e arranhar a imagem da empresa, isso aumentou a sobrecarga sobre os carteiros e tem que mudar. Mas o momento é de batalha, porque os remanescentes do bolsonarismo na gestão da empresa ainda atuam para fechar unidades e boicotar a entrega de cartas e encomendas à população.

Modernizar e fortalecer

Essa batalha é decisiva. Valorizar e fortalecer a imagem do Carteiro, o garoto propaganda e principal expoente da imagem da empresa, exige mudanças profundas em toda a estrutura.

Exige um projeto de construção de um Correio para servir ao povo e à nação. Que use a enorme capilaridade construída ao longo de 380 anos para fazer chegar correspondências e objetos a todos os brasileiros, estejam onde estiverem. Que atualize tecnologicamente e melhore a qualidade dos serviços prestados, principalmente nas periferias e nos interiores, onde as cartas continuam essenciais e continuarão por muito tempo. E garanta o recebimento das encomendas com rapidez e a segurança de uma empresa estatal e confiável, que vai a todos os locais.

O crescimento do setor de logística e a entrega de encomendas vieram para ficar. O comércio eletrônico explodiu na pandemia e se firmou como tendência. Um Correio forte, com estrutura para concorrer com as grandes empresas do setor, é necessário para os pequenos produtores e comerciantes nacionais poderem sobreviver e competir com os gigantes estrangeiros.

Concurso, contratação e valorização

Isso passa por concurso e contratação para garantir o número adequado de funcionários para atender toda a população com entrega rápida em todas as localidades. A ECT é uma das maiores e principais estatais do país. Tem que ser linha de frente no combate ao trabalho precário, terceirizado, sem direitos ou com eles diminuídos!

Se esse projeto for em frente e o Carteiro voltar a ser fortalecido e valorizado como símbolo maior dos Correios, todos os demais ganham. Porque todos estão junto com os Carteiros, cada um em sua função, para fazer essa grande empresa funcionar com qualidade!

Por um futuro melhor para os Correios, os Carteiros e demais Ecetistas!

Parabéns aos Carteiros!

Compartilhe agora com seus amigos