Siga nas redes

90 anos do sufrágio feminino no Brasil: FINDECT celebra a conquista das mulheres pelo direito ao voto

Publicado em 24/02/2022 16:16

Fonte:


A secretaria de mulheres da FINDECT destaca a conquista do direito ao voto feminino no Brasil, que ocorreu há 90 anos, no dia 24 de fevereiro de 1932.

No dia 24 de fevereiro celebramos a conquista do direito ao voto por parte das mulheres no Brasil. A luta das mulheres pelo direito de votar e de serem eleitas ganhou corpo no início do século XX, a partir do movimento sufragista brasileiro. Mas o exercício de direitos políticos só seria estendido às mulheres em 1932, quando o novo código eleitoral do país entrou em vigor, em pleno governo provisório do ex-presidente Getúlio Vargas. Dois anos depois, em 1934, o voto feminino passa a ser previsto pela Constituição.

O voto feminino foi um marco para a luta pela igualdade e proporcionalidade entre os sexos, em direitos e obrigações. Em contrapartida, as mulheres ainda são minoria na política nacional. De acordo com uma matéria do site da Câmara dos Deputados, “No Brasil, a Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres; e o Senado Federal, 12%. Em âmbito municipal, novecentos municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020”.

Compartilhe agora com seus amigos