Dia do Nordestino: a região que engrandece o Brasil com sua bravura e diversidade cultural
Publicado em 08/10/2022 12:41
Fonte:
O povo Nordestino é, antes de tudo, guerreiro e lutador! Ser nordestino (a) é estar na batalha incansavelmente, resistindo e superando as dificuldades. Viva o nordeste!
A FINDECT celebra o Dia do Nordestino e esse povo alegre que vive com um sorriso no rosto. Essa alegria e identidade forte contribuem para o fortalecimento de um país mais rico culturalmente, folclóricamente e mais bonito.
Orgulho de Ser Nordestino
O Dia do Nordestino foi oficializado na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos fora da região de origem, a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009 homenageia o centenário do poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré (1909-2002).
O dia 8 de outubro é uma grande homenagem aos nove diferentes estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A celebração adotada por várias cidades do Brasil comemora a existência dos mais de 53 milhões de habitantes da segunda região mais populosa do país como forma de reforçar o orgulho às raízes e afrontar a xenofobia.
Veja a atualidade da poesia “Amanhã”, de Patativa do Assaré
Amanhã, ilusão doce e fagueira,
Linda rosa molhada pelo orvalho:
Amanhã, findarei o meu trabalho,
Amanhã, muito cedo, irei à feira.
Desta forma, na vida passageira,
Como aquele que vive do baralho,
Um espera a melhora no agasalho
E outro, a cura feliz de uma cegueira.
Com o belo amanhã que ilude a gente,
Cada qual anda alegre e sorridente,
Como quem vai atrás de um talismã.
Com o peito repleto de esperança,
Porém, nunca nós temos a lembrança
De que a morte também chega amanhã.
Porque a capital paulista é a cidade com o maior número de nordestinos fora do Nordeste. E homenageia também Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
*Ouça “Asa Branca”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, verdadeiro hino do Nordeste, “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco e “Cajuina”, de Caetano Veloso.
Xenofobia não!
Vários parlamentares se pronunciaram a respeito da onda de xenofobia ao povo nordestino e que foi intensificada durante esse processo eleitoral através da figura do atual presidente da República.
“Quem tem uma gota de sangue nordestino não pode votar num sujeito tão nefasto e preconceituoso como Bolsonaro. Os nordestinos estão em todo o Brasil, trabalham e constroem este país”, reagiu o senador Humberto Costa (PT-PE).
O senador recém eleito, Flávio Dino (PSB-MA), disse que ele é uma pessoa intrinsecamente violenta e preconceituosa. É violento sobretudo com quem ele considera mais fraco. É um covarde. Considera que as mulheres são mais fracas e então agride a mulher. Considera os indígenas mais fracos, agride os indígenas. Insiste nesses ataques ao Nordeste porque Bolsonaro acha que nordestinos são sub-raça. Objetivamente é isso. Em 2019 já tinha me agredido, me tratando como “paraíba”.
Os Sindicatos filiados à FINDECT ressaltam que o Nordeste sempre foi relegado pelos governantes até o presidente Lula assumir o governo e colocar a região no mapa das políticas públicas do Estado brasileiro.
Por isso, declaramos voto e temos muita gratidão com Luiz Inácio Lula da Silva. E com grande participação política votamos no candidato que representa a democracia e o projeto de desenvolvimento econômico com combate às desigualdades e a fome. Queremos o Brasil no lugar que ele merece!