Siga nas redes

26/08: Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher

Publicado em 26/08/2022 13:55

Fonte:


. É celebrado nesta sexta-feira, 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A data marca momentos importantes na busca por condições de igualdade e é uma homenagem à aprovação da 19ª Emenda americana, que permitiu o voto às mulheres dos EUA. Isso aconteceu no ano de 1973.

. No Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1932, primeiro limitado às mulheres casadas e com renda própria, dois anos mais tarde foram eliminadas essas restrições, e em 1946, o voto feminino passou a ser obrigatório.

A Secretaria da Mulher da FINDECT celebra a data, mas ressalta que a luta das Mulheres por igualdade está longe de ser alcançada na política, no meio sindical e na sociedade num todo, se fazendo necessário que as Mulheres ampliem suas conquistas no âmbito profissional, pois ainda há um longo caminho a ser percorrido para a tão sonhada igualdade de direitos.

Em agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), referente ao 2º trimestre de 2022, com dados sobre a taxa de desemprego no país. O levantamento mostra que o desemprego para o gênero feminino continua maior quando comparado ao masculino. A taxa de desocupação entre as mulheres obteve um registro de 11,6% e a dos homens ficou em 7,5%.

“Esta data para nós, Mulheres Ecetistas serve para lembrarmos que muitas de nós já lutaram para ter direitos iguais em nossa empresa e na sociedade e jamais devemos esquecer de lutar pelos nossos direitos, temos por obrigação lutar para reconquistar todas nossas conquistas roubadas por esse governo. Não esquecendo de ocupar todos os espaços e funções, lutando pela remuneração exatamente igual a dos homens”, afirmou Telma Milhomem, secretária da Mulher da FINDECT e Presidenta do SINTECT-TO.

Não é de hoje que as diferenças entre homens e mulheres em nossa sociedade, ainda são cultivadas no dia a dia, entretanto, vale ressaltar que nos últimos anos leis específicas foram criadas para proteger as mulheres. Mas quando o assunto é a inserção no mercado de trabalho, as mulheres infelizmente estão à sombra dos homens. E, nesse Governo, muitos de seus direitos vêm sendo suprimidos ou negligenciados pelos Correios.

A igualdade não existe por si só, cabe a todos e todas reforçá-la e lutar por ela, isso também não significa que homens e mulheres sejam “iguais” em tudo, pelo contrário, são bem diferentes, mas as diferenças devem ser respeitados e por conta disso devem ter condições adequadas e favoráveis ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, de modo que ambos possam atingir os mesmos níveis.

É UM LONGO CAMINHO, MAS QUE SE AS MULHERES ESTIVEREM UNIDAS, IRREMEDIAVELMENTE CONSEGUIREMOS AMPLIAR A LUTA PELA IGUALDADE E ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS.

Os Sindicatos filiados à FINDECT chamam as companheiras a participarem intensamente da luta e de organizações sindicais da categoria, em defesa da igualdade de direitos e oportunidades.

Compartilhe agora com seus amigos