Siga nas redes

Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as Mulheres

Publicado em 06/12/2023 14:46

Fonte:


No Dia Nacional de Mobilização dos Homens, a FINDECT destaca a importância do engajamento masculino na erradicação da violência de gênero, rememorando o trágico Massacre de Montreal como marco para a reflexão e ação.

No dia 6 de dezembro, instituído como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Brasil pela Lei nº 11.489/2007, somos chamados a refletir sobre o triste episódio que o inspirou: o Massacre de Montreal. Em 1989, na Escola Politécnica de Montreal, Marc Lépine perpetrou um ato brutal, matando 14 mulheres e, em seguida, tirando a própria vida. Este ato de violência extrema gerou comoção global, levando à criação da “Campanha do Laço Branco”.

A tragédia revelou a urgência da participação masculina na luta contra a discriminação de gênero. O “Laço Branco” tornou-se símbolo dessa batalha, representando o compromisso dos homens em não perpetuar a violência e em não se calar diante dela. Essa mobilização não é apenas uma lembrança do passado, mas uma chamada à ação contínua.

Inserido na campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, o Dia Nacional destaca a importância dos homens na defesa das mulheres. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti Cruz, ressalta que todos são responsáveis por construir uma sociedade onde homens e mulheres sejam igualmente respeitados.

Os dados alarmantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelados na pesquisa “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil”, enfatizam a relevância dessa mobilização. Durante a pandemia de covid-19, cerca de 17 milhões de mulheres brasileiras (24,4%) acima de 16 anos enfrentaram algum tipo de violência. Nesse contexto, Luiz Fernando Bandeira de Mello, conselheiro do CNJ, destaca que os homens não devem apenas evitar a violência, mas também se unir na promoção de espaços femininos e na garantia de condições igualitárias na sociedade.

Os dados preocupantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ressaltam a importância dessa mobilização, mas, mais do que estatísticas, é um convite para construirmos uma sociedade justa e igualitária, onde as mulheres sejam respeitadas em sua plenitude.

Compartilhe agora com seus amigos