Dia Nacional da Mulher: Homenagem a Jerônima Mesquita e ao Legado Feminino
Publicado em 30/04/2024 10:36
Fonte:
Descubra a história por trás do 30/04, Dia Nacional da Mulher e celebre o legado de Jerônima Mesquita, uma das pioneiras do movimento feminista brasileiro.
É comum conhecermos o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mas poucos sabem sobre o Dia Nacional da Mulher, que ocorre em 30 de abril desde a assinatura da Lei 6.791, em 9 de junho de 1980.
Origem e Significado:
O Dia Nacional da Mulher foi oficializado em 1980 para promover a integração das mulheres no desenvolvimento nacional. Essa data especial homenageia Jerônima Mesquita, nascida em 30 de abril de 1880, em Leopoldina, Minas Gerais. Mesquita foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino em 1922.
Legado de Jerônima Mesquita:
Jerônima Mesquita foi uma líder influente no movimento feminista brasileiro, participando ativamente do movimento sufragista em 1932 e lutando pelo direito ao voto feminino direto. Ela também foi uma das responsáveis pela criação do Conselho Nacional das Mulheres, no Rio de Janeiro, em 1947.
Além de suas contribuições para a defesa dos direitos das mulheres, Jerônima Mesquita dedicou-se a atividades filantrópicas, fundando organizações como a Cruz Vermelha e a Pró-Matre.
No Dia Nacional da Mulher, reconhecemos e celebramos o legado de mulheres como Jerônima Mesquita, que deixaram um impacto duradouro em nossa sociedade. Honramos todas as mulheres que, com coragem e determinação, continuam a moldar um futuro mais igualitário e justo para todos.
“Juntas somos mais fortes, rumo à igualdade e justiça para todas!”