Siga nas redes

Direção da ECT, Guedes e Bolsonaro dificultam pagamento da PLR à categoria

Publicado em 30/06/2022 14:55

Fonte:


Os representantes dos Sindicatos filiados à FINDECT participaram de mais uma reunião virtual com a direção dos Correios para discutir o pagamento da PLR na quarta, 29 de junho.

A discussão ocorreu no mesmo dia em que, mais uma vez, a direção da ECT usou seu Primeira Hora para tentar confundir os trabalhadores com essa questão e reforçar seu intuito de não pagar a PLR 2021.

A nota no Boletim Primeira Hora mostra que, também mais uma vez, a direção da ECT quer tomar decisões sem consultar nem negociar com os trabalhadores. Age da forma autoritária e unilateral que já se tornou a marca registrada dessa direção militar da ECT.

Autoritarismo da ECT e do governo

Segundo a direção da ECT, foi aprovado internamente uma proposta para o pagamento da PLR 2021 e encaminhada para a análise para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Economia.

Isso foi o que disse a direção militar entreguista dos Correios. Se for verdade, isso só comprova o autoritarismo de uma direção que não respeita os trabalhadores, porque essa proposta tinha de ser discutida com as representações sindicais da categoria, tanto os valores quanto os critérios, o que não ocorreu.

Além disso, essa direção autoritária afirmou na reunião de 29/6 que, por enquanto, não vai pagar nenhum valor referente à PLR sobre o lucro recorde de R$ 3,7 bilhões de 2021. Lucro que foi construído com o suor dos ecetistas e, inclusive, com a perda da saúde e da própria vida de vários companheiros que foram obrigados a atuar normalmente na pandemia de COVID.

Lembrando que o lucro de 2021 (R$ 3,7 bilhões) foi amplamente divulgado desde março deste ano, e em nenhum momento essa tal proposta foi apresentada aos sindicatos da categoria para uma possibilidade de acordo.

Governo ajuda a dificultar

É evidente que o ministério da economia, comandado por Guedes e companhia, não têm a mínima pressa nem intenção de liberar o justo pagamento da PLR 2021. Vai enrolar e esse direção militar autoritária da ECT vai usar isso como desculpa. O mais provável é que isso já tenha sido conversado entre eles.

PLR 2022 a ser paga em 2023

Discutir e garantir o pagamento da PLR 2021 foi a primeira dificuldade encontrada pelos dirigentes sindicais na reunião de 29 de junho. Mas teve mais uma. Foi a insistência da direção da ECT de misturar as discussões dessa PLR com a referente 2022, a ser paga em 2023.

Proposta decente já!

A FINDECT e Sindicatos filiados aguardam que a direção da empresa formalize e entregue uma entrega, uma vez que na reunião só apresentou slides de Powerpoint.

Quando isso ocorrer, e devido à complexidade da questão, os representantes sindicais, junto com seu Departamento Jurídico, estudarão com calma e profundamente todos os pontos para apresentar aos trabalhadores e decidir qual é a PLR que a categoria quer e merece receber.

Essa Comissão constituída pela Portaria – Presi 93/2022 tem vigência até o dia 21 de agosto de 2022 (podendo ser prorrogada por mais 60 dias, se necessário), até lá, se a direção da ECT quisesse poderia fazer os dois Acordos, mas ela não quer.

É hora de ampliar a mobilização para conquistar a PLR com muita luta!

Compartilhe agora com seus amigos