Siga nas redes

Eleições Postalis 2017 – Envio de senhas por SMS prejudica grande parte dos Trabalhadores

Publicado em 20/06/2017 11:29

Fonte:


No último dia 13, a Comissão Eleitoral do Postalis reuniu-se com a finalidade de regulamentar o processo eleitoral para o preenchimento de 2 vagas para membros do Conselho Deliberativo, 1 para membro do Conselho Fiscal e 01 para a Diretoria de Benefícios. Entre as decisões tomadas pela Comissão, está a possibilidade de se enviar as senhas aos eleitores via SMS, decisão por maioria dos membros da comissão. O único voto contrário foi do representante da FINDECT, Adroaldo Silva de Negreiros, que justificou com o argumento: “que o SMS não alcança a totalidade dos eleitores, de modo que exclui uma parcela significativa dos votantes no processo eleitoral”.

A Maioria dos Conselheiros, que votaram de acordo com a proposta, justificaram com os argumentos de que “5% das correspondências enviadas retornaram ao Postalis”; que o “SMS proporciona economia aproximada de 90% em relação à impressão e envio de correspondência”; que o “Instituto possui cadastro com 96 mil celulares ativos”; e, por fim, ressaltar que “o sistema se adequa aos novos tempos e, cita como exemplo o processo de inscrição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio”.

Em primeiro momento, as justificativas parecem ser razoáveis, no entanto, para a diretoria da FINDECT, cometem o grande pecado de atropelar o direito à isonomia, princípio básico do direito, que foi defendida  a todo momento pelo representante nesta Comissão.

Muitos dos Trabalhadores Ecetistas não possuem celular e, boa parte dos que têm, não sabem utilizá-los adequadamente, e caso a senha seja enviada apenas por SMS, terão negado o seu direito de participar das eleições, violando o princípio da isonomia.

A FINDECT gostaria de ressaltar,  também, que fazer economia com os recursos da Instituição é uma boa atitude. Desde que não prejudique os direitos dos participantes. É preciso entender que não pode-se comparar a eleição para o fundo de pensão, e um exame de avaliação nacional. Na eleição para o Postalis, os candidatos eleitos terão a grande responsabilidade de fiscalizar e ajudar a gerir o nosso fundo de previdência complementar.

Por isso, a Diretoria da FINDECT, solicitou à Comissão, através de ofício (clique aqui para ler), que sejam enviadas as senhas dos participantes também por correspondências, para que a mesma seja legal, legítima e democrática.

 

Compartilhe agora com seus amigos