Siga nas redes

Encontro de Mulheres Ecetistas do Sintect-RJ reúne Trabalhadoras de todo Estado

Publicado em 27/08/2015 10:22

Fonte:


O 11º Encontro Estadual de Mulheres Ecetistas do Rio de Janeiro ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de Agosto, na Colônia de Férias do Sinttel, em Barra de São João, o evento foi realizado pelo Sintect-RJ e reuniu cerca de 100 mulheres.

Entre os temas que foram debatidos, vale destacar a defesa da autonomia das mulheres como fator fundamental e decisivo para garantir o exercício de seus direitos em um contexto de plena igualdade, bem como a ampliação da participação na tomada de decisões que afetam sua vida e a coletividade dentro do ambiente da ECT e do movimento sindical.

Compuseram a mesa Karol Bandeira (Secretária da Mulher Sintect-RJ), Telma Milhomen (Secretária da Mulher da Findect e diretora do Sintect-TO), Neli Marques ( diretora do Sintect-RJ), Rosemeri Leodoro ( diretora do Sintect- RJ), Elizete Alves ( diretora do Sintect – RJ) e Arlete Miranda (diretora do Sintect-SP).

11924744_965441033506325_3287522777888328050_n
 
 Participaram do evento Katia Branco (Secretária da Mulher CTB – RJ), Claudia Vitalino(Unegro), Mônica Miranda (UBM),  Lenilda Campos ( Marcha para Mulheres Negras), que tiveram a oportunidade de falar sobre a Conjuntura Nacional Política,  o movimento e a importância da militância das mulheres nos eventos sociais e politicos, a representatividade da mulher negra.
 
Destacamos também a presença da Dra. Camila Messias, advogada do Sintect -RJ debatendo assuntos jurídicos e esclarecendo dúvidas a categoria feminina.  A Dra. Elini Lopes, fisioterapeuta falando da importância da prevenção da saúde da mulher. Karol Bandeira, em sua abertura agradeceu e  destacou a presença numerosa das mulheres nesse encontro de grande valia.
11904720_965436696840092_8809584798360997336_n “Estou encantada com a presença de tantas mulheres nesse  encontro, serão dias de amplos debates, e sairemos daqui com  uma pauta e reivindicações a serem debatidas com rigor na mesa  de negociação”, afirmou Karol Bandeira, secretária de Mulheres  da Sintect-RJ.
 
 

 Também foi debatida a realização do Encontro Coletivo Interestadual de Mulheres da FINDECT, bem como a aprovação de um calendário de atividades voltadas a mulher, com a finalidade de dinamizar as campanhas e formular políticas para a categoria.

 O 11º Encontro teve como principais objetivos:

 – Atualizar o debate sobre questões relacionadas a mulher ecetista, a importância da mulher na política e no movimento sindical;

– Estabelecer ações para incorporar nas pautas e lutas, as reivindicações inerente às mulheres;

– Debater e estabelecer ações e estratégias para a aplicação da paridade dentro do âmbito da ECT;

– Fortalecer a organização e a mobilização das mulheres para avançar em direitos e ampliar a luta feminista.

– Prevenção da saúde da mulher.

– Realização do Encontro Coletivo Interestadual da Findect.

 “Estamos buscando mais espaço de empoderamento nas entidades sindicais em nível nacional para que nossas pautas sejam negociadas e encaminhadas nas negociações coletivas”, explicou a Telma Milhomen (Diretora da Findect).

O Encontro foi finalizado na tarde de domingo, com entrega de lembranças do evento.

A FINDECT parabeniza as mulheres ecetistas do RJ pelo encontro realizado e em breve estará promovendo o encontro Interestadual, onde reunirá as mulheres de todos sindicatos filiados.
Confira as fotos do Evento:

 
Compartilhe agora com seus amigos