Siga nas redes

Encontro Norte e Nordeste reúne sindicatos e encaminha pautas em defesa dos trabalhadores e dos Correios

Publicado em 06/06/2022 14:11

Fonte:


A FINDECT representada pelos dirigentes Telma Milhomem (TO) e Márcio Martins (MA) participaram da importante atividade que reuniu sindicatos de todos os estados das duas regiões e foi marcada por falas profundas sobre a necessidade da construção coletiva, da importância das próximas eleições, da luta contra a privatização e pela reconquista dos direitos da categoria.

O encontro também debateu sobre a importância de fortalecer o papel dos Correios, nos quesitos econômicos, sociais e trabalhistas, com vistas a garantir uma empresa pública forte, com foco na qualidade de serviço, lucratividade, ampliação do papel social dos Correios e valorização dos profissionais dos Correios.

Com o tema “Os Correios que queremos para o Brasil”, a FINDECT representada pelos sindicatos do Maranhão e Tocantins participaram do I Encontro Norte e Nordeste de Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios. O evento aconteceu nos últimos dias 03 e 04 de junho, em Salvador.

Os sindicatos filiados à FINDECT contribuíram com o debate que teve como objetivo discutir temas que atualmente envolvem a categoria ecetista e o movimento sindical como a reforma Trabalhista, Campanha Salarial , projeto de fidelização dos Correios, concurso público, medidas de combate aos SDs e processos administrativos que visam prejudicar os trabalhadores, reabrir a discussão de um novo PCCS, revogação do DDA, dentre outros.

Durante o encontro os dirigentes das entidades sindicais puderam compartilhar abertamente e individualmente sobre suas vivências, as lutas no cotidiano e como poderão, a partir de agora, unir forças para criar mecanismos de combate às propostas prejudiciais que afetam diretamente a categoria e que tramitam nas Casas Legislativas e, principalmente como reconquistar todos os direitos retirados da classe trabalhadora no governo Bolsonaro.

Cada sindicato apresentou o balanço do seu estado e compartilhou ideias e tirou dúvidas acerca de temas comuns. “O governo atual promoveu nos últimos anos desmonte do serviço público e dos Correios, principalmente nas regiões norte e nordeste, por isso é fundamental iniciarmos esse debate por essas regiões, e definir um plano de ação contra esse desmonte total que ocorre no país“, afirmou Márcio Martins, diretor da FINDECT e do SINTECT-MA.

Telma Milhomem, presidente do SINTECT-TO e dirigente da FINDECT, destacou que abrir essa discussão pelo Norte e Nordeste é extremamente importante para debater as melhorias das condições de trabalho nas duas regiões e em todo país. “Estamos iniciando mais uma Campanha Salarial, que promete ser bem difícil, ainda mais diante de um governo que anseia contra os trabalhadores e o encontro foi essencial para debater sobre os desafios e fortalecimento dos Correios estatal e de qualidade“, afirmou.

Calendário

A atividade, que foi a primeira a reunir duas regiões, terá continuidade durante o segundo semestre de 2022. A previsão é que o próximo Encontro ocorra após o término da campanha salarial em Fortaleza-CE.

Resolução

Ao término do encontro foi elaborado uma uma resolução que você confere na íntegra.

RESOLUÇÃO 01, DE 04 JUNHO DE 2022. – Leia AQUI

Dispõe sobre encaminhamentos do 1º Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) dos Correios do Norte e Nordeste

O I Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) dos Correios Norte e Nordeste, com a pauta “Os Correios que queremos para o Brasil”, realizado nos dias 03 e 04 de junho de 2022, em Camaçari – Bahia, considerando a importância dos Correios público para o Brasil e dos prejuízos que uma privatização pode trazer a população Brasileira, RESOLVE:

1. Dar encaminhamento às propostas consensuadas entre os sindicatos presentes no I Encontro dos sindicatos dos Correios Norte e Nordeste, a fim de fortalecer o papel dos Correios, nos quesitos econômicos, sociais e trabalhistas, com vistas a garantir uma empresa pública, com foco na qualidade de serviço, lucratividade, ampliação do papel social dos Correios e valorização dos profissionais dos Correios.

2. Dar encaminhamentos das propostas consensuadas às Centrais sindicais, Federações, Associações, Direção dos Correios, Frente Parlamentar em defesa dos Correios, Líderes de Partido, Líderes de bancada na Câmara Federal e Senado, Ministro das Comunicações, Ministro da Economia, Autoridades estaduais e municipais, entre outros órgãos e entidades pertinentes.

3. Incluir como bandeira de luta dos sindicatos de Correios do Norte e Nordeste a importância de aprovação do PL 7638/17, que trata sobre a fidelização da União, Estados e municípios, aos serviços dos Correios;

4. Incluir como bandeira de luta, considerando o papel social dos Correios, que a estrutura dos Correios atue como balcão cidadão, garantindo cidadania à população, através da expedição e entrega de vários documentos, tais como RG, CPF, Carteira de trabalho, Passaporte, entre outros;

5. Indicar a necessidade de adequação dos prazos de entrega dos Correios, a fim de garantir rapidez e qualidade dos serviços, utilizando os meios de transporte mais ágeis.

6. Requerer acesso ao projeto da direção dos Correios sobre a modalidade de negócio denominada marketplace para realização de estudo pelo movimento sindical dos Correios.

7. Defender e realização de concurso público e repudiar a política de terceirização, que fragiliza a segurança postal e garantias trabalhistas;

8. Revogação da reforma trabalhista, aprovada pelo Governo Temer;

9. Combater os mecanismos dos SDs que visam diminuir o número de empregados;

10. Combater as irregularidades do PAD’s que somente visam propiciar justa causa dos empregados (as) dos Correios;

11. Encaminhar a Lula a solicitação de realização de concurso, fortalecimento dos Correios público e valorização dos trabalhadores (as) da empresa.

12. Encaminhar a Lula carta de apoio dos sindicatos norte e nordeste.

13. Propor apoio a todas as candidaturas do campo progressista que defendem a luta dos trabalhadores (as).

14. Cobrar dos Correios o debate com as representações sindicais sobre segurança dos trabalhadores(as), a fim de evitar os assaltos e preservar a integridade física do trabalhador (a).

15. Cobrar dos Correios a garantia de porteiros/vigilantes nas unidades de Correios, a fim de evitar assaltos e arrombamentos.

16. Solicitar a criação na empresa de equipe multidisciplinar de saúde e segurança para suporte aos empregados vítimas de assaltos, desde o registro da ocorrência, acompanhamento médico, entre outras providências.

17. Reabrir a discussão sobre o Plano de Cargos, carreiras e salário, através de consultoria especializada do movimento sindical, a fim de construir o PCCS que queremos.

18. Que a participação dos lucros da empresa seja distribuída de forma linear independente de cargo nos Correios.

19. Confeccionar abaixo assinado entre os trabalhadores contra a prática de assédio moral institucional.

20. Encaminhar proposta de Campanha Nacional de combate ao assédio moral nos Correios.

21. Traçar estratégias jurídicas e administrativas, contra os SD’s que ocasionaram redução de postos de trabalho, impactando na qualidade do serviço e sobrecarregando os trabalhadores (as).

22. Construir um grupo de trabalho dos sindicatos de Norte e Nordeste a fim de elaborar propostas na fiscalização dos SD’s e outras ferramentas de redimensionamento.

23. Construir um grupo de discussão, multidisciplinar, com movimento sindical e profissionais da área de saúde, a fim de elaborar propostas de melhorias na fiscalização e acompanhamento da saúde do trabalhador (a), na região Norte e Nordeste.

24. Solicitar a revogação da portaria nº 1.203/2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que instituiu a Distribuição Diária Alternada, a fim de combater a sobrecarga de trabalho e queda da qualidade das entregas de correspondências.

25. Encaminhar às federações a solicitação que propicie debates nas demais regiões.

26. O próximo encontro se dará no segundo semestre de 2022, em Fortaleza- CE, após a campanha salarial da categoria.

SINCOTELBA –Sind. Trab. Correios da Bahia
SINTECT AC – Sind. Trab. Correios do Acre
SINTECT AL – Sind. Trab. Correios de Alagoas
SINTECT AM – Sind.Trab. Correios de Amazonas
SINTECT CE – Sind. Trab. Correios do Ceará
SINTECT MA – Sind. Trab. Correios do Maranhão
SINTECT PB – Sind. Trab. Correios da Paraíba
SINTECT PE – Sind. Trab. Correios de Pernambuco
SINTECT RO – Sind. Trab. Correios de Rondônia
SINTECT SE – Sind. Trab. Correios de Sergipe
SINTECT TO – Sind. Trab. Correios de Tocantins

Compartilhe agora com seus amigos