Siga nas redes

Com estoque crítico de bolsas, Hemonúcleo de Bauru precisa de doações de sangue

Publicado em 01/09/2020 16:36

Fonte:


Segundo a Famesp, houve queda de mais de 60% no estoque em relação ao mesmo período do ano passado. Funcionários dos Correios que estão em greve fizeram doação.

Com estoque crítico de bolsas, hemonúcleo de Bauru precisa de doações de sangue — Foto: Getty Images via BBC

Por G1 Bauru e Marília
01/09/2020 15h07 

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (SP) começou o mês de setembro com estoque crítico de bolsas de todos os tipos sanguíneos. Segundo a Famesp, houve queda de mais de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

A unidade atende Bauru e outras nove cidades da região. Pacientes que fazem tratamento oncológico, acidentados, que passam por cirurgias ou tratam de doenças como anemias, dependem de grandes quantidades de sangue em estoque.

No entanto, atualmente, o Hemonúcleo de Bauru conta apenas com 234 bolsas de sangue. Segundo a Famesp, neste período em 2019, a unidade tinha 650 bolsas no estoque. Por isso, o Hemonúcleo faz um alerta e pede que os moradores façam doações.

A unidade garante que segue todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde quanto à adequação do local para atender os doadores de forma segura durante a pandemia de coronavírus. Quem preferir, pode agendar a doação por telefone. (Veja abaixo o que é preciso para doar sangue)

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na Rua Monsenhor Claro, n. 8-88. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. O telefone para contato é (14) 3231-4771.

Doação dos Correios

Funcionários dos Correios que estão em greve doaram sangue no hemonúcleo de Bauru — Foto: SINDECTEB/Divulgação

Nesta terça-feira (1º), funcionários dos Correios que estão em greve fizeram uma carreata pelas ruas e avenidas de Bauru e aproveitaram para doar sangue no Hemonúcleo, enquanto pediam melhorias para a categoria.

Para doar sangue é preciso:

  • Ter 16 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
  • Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília

Fonte: G1 Bauru e Marília

Compartilhe agora com seus amigos