Siga nas redes

FINDECT e Centrais Sindicais chamam todos para atos unificados de 1º de Maio

Publicado em 29/04/2023 13:06

Fonte:


O primeiro Dia do Trabalhador e da Trabalhadora após a vitória nas urnas que derrotou o governo que mais atacou os direitos e a renda da classe trabalhadora têm um sabor especial, o 1° de maio será celebrado por todo o país em atividades programadas pelas Centrais Sindicais. As mobilizações em todo o país são por “Emprego, Direitos, Renda e Democracia”.

O Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em muitos países ao redor do mundo. A data tem origem na luta por direitos trabalhistas e é um símbolo de luta para o movimento sindical.

A data é importante para lembrar as conquistas dos trabalhadores e continuar lutando por melhores condições de trabalho, qualidade de vida, melhores salários e empregos. É também um dia para valorizar a memória de resistência da classe trabalhadora dos Correios que recentemente barrou a privatização da estatal.

Os eventos vão celebrar a esperança de tempos melhores após os mais de seis anos de perda de direitos, principalmente no governo de Bolsonaro devido a medidas como a da Previdência e a trabalhista pelo anterior.

Neste ano o tema do 1º de Maio é “Emprego, Direitos, Renda e Democracia”. O ato das Centrais Sindicais terá como centro a luta pela revogação dos marcos regressivos das reformas trabalhista e previdenciária e mobilização em defesa do emprego, da renda, dos direitos e da democracia, conforme pauta aprovada na Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada em 7 de abril de 2022.

CONFIRA AS 15 PRINCIPAIS PAUTAS DA CLASSE TRABALHADORA EM 2023:

Valorização do salário mínimo

A Política de Valorização do Salário Mínimo tem impacto positivo direto no bolso do trabalhador, na economia do país, melhorando também o poder de compra dos aposentados e pensionistas da previdência social. Quando a população ganha mais, consome mais e a indústria e o campo produzem mais, gerando mais empregos.

Fim dos juros extorsivos

Juros altos só trazem dívida ao trabalhador. Quem gosta são os bancos. Com os juros mais baixos o endividamento das famílias diminui e com menos dívidas, o brasileiro consome mais e melhor, mais consumo gera mais produção e mais empregos.

Fortalecimento das negociações coletivas

Direito fundamental no trabalho, a negociação coletiva cria regras da relação entre trabalhadores e patrões. Sindicatos fortes resultam em acordos coletivos fortes.

Mais empregos e renda

Somente com emprego de qualidade, a renda do trabalhador melhora e o país cresce. Mais de 12 milhões de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros não têm carteira assinada, 40 milhões estão na informalidade.

Direitos para todos

A luta das Centrais é por toda a classe trabalhadora, sindicalizada ou não. Trabalho decente e empregos de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras garantem uma sociedade mais igual e mais justa, democrática e soberana.

Convenção 156 OIT

Pela igualdade de oportunidades e tratamento para mulheres e homens trabalhadores que se desdobram entre trabalho e família. As mulheres sofrem mais com o desemprego que os homens porque acumulam mais jornadas, engravidam, cuidam dos filhos e são demitidas por isso. Isso tem de mudar.

Trabalho igual, salário igual

Mulheres ganham até 30% menos do que os homens na mesma função. Essa disparidade acontece mesmo quando trabalhadoras e trabalhadores têm a mesma escolaridade, mesma idade e mesma cargo.

Aposentadoria digna

As Centrais Sindicais propõem série de medidas para melhorar a qualidade do atendimento a aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Valorização do servidor e da servidora público

A servidora e o servidor público estão na linha de frente de serviços indispensáveis ao povo brasileiro. O que teria sido do Brasil na pandemia sem os serviços públicos. O trágico número de 700 mil mortes, a maior parte causada pelo negacionismo e incompetência do governo derrotado, teria sido ainda maior.

Regulamentação do trabalho por aplicativos

Trabalhadores e trabalhadoras por aplicativos não têm nenhum direito trabalhista nem previdenciário. Vamos mudar isso. A luta das Centrais Sindicais conquistou espaço de diálogo e negociação entre trabalhadores(as), empresas e governo, para regular as relações de trabalho nas empresas que oferecem serviços de entrega e condução por aplicativos.

Em defesa das empresas públicas

Governos passados venderam empresas públicas e o povo pagou a conta. Toda vez que o Brasil cresceu foi impulsionado pelas empresas públicas e estatais. Por isso, as Centrais Sindicais são contra as privatizações, que o governo passado fez, vendendo o patrimônio público a troco de banana.

Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista

A reforma trabalhista de 2017 levou ao aumento da precarização, do bico, do desemprego. Só foi boa para patrão. Essa reforma causou um retrocesso, com mais informalidade, desemprego, precarização e terceirização do trabalhador e da trabalhadora e, portanto, menos direitos.

Fortalecimento da democracia

Derrotamos quem ameaçava nossa democracia, agora é fortalecer assa luta. O golpe de 2016, que tirou uma presidenta legítima, seguido da eleição de um governo de ultradireita colocaram a democracia brasileira em risco. Começamos a mudar essa história com a vitória de 2022.

Revogação do “novo” ensino médio

Porque desqualifica e prejudica os alunos, esvazia e rebaixa a qualidade de ensino. A unidade entre estudantes, professores, pais e mães e trabalhadores e trabalhadoras dos vários segmentos da sociedade é essencial para derrotar essa proposta que cria uma escola sem conteúdo com prejuízos aos alunos.

Desenvolvimento sustentável com geração de empregos de qualidade

Crescer e gerar empregos, sempre respeitando o Planeta porque uma hora a conta chega. O desenvolvimento produtivo do país tem que acontecer com o fortalecimento da indústria nacional e da agricultura de forma sustentável.

Confira os locais onde haverá atos em todo país:

SERGIPE

Aracaju: 1º de maio às 8:30h na escola Vitória de Santa Maria (próximo ao Banese no bairro Santa Maria).

PARÁ

Belém: o ato será antecipado para o dia 30 (domingo), na Praça da República, a partir das 9h. Terá ARRAIAL DO PAVULAGEM e Ação Belém Cidadã com emissão de documentos, vacinação humana e animal, portal do trabalhador e outros serviços e atividades, com apoio da Prefeitura de Belém.

MINAS GERAIS

Belo Horizonte (MG): 1º de maio Praça da Assembleia Legislativa – 9h.

RORAIMA

Boa Vista: será realizado o Festival dos trabalhadores e das trabalhadoras 17h na sede do PT (Av. Bejamim Constant, 2552 – bairro São Vicente).

Na capital de Roraima também haverá panfletagens nos dias que antecedem a data.

29/04 – às 8:30h panfletagem na feira do Pintolândia (Rua Pedro Aldemar Bantim – Sílvio Botelho) – Concentração no posto de combustível Caxirimã e;

30/04 – às 8:30h panfletagem na feira da Ataíde Teive (Av. Ataíde Teive – Asa Branca) – Concentração no cruzamento das avenidas São Sebastião com Ataíde Teive

DISTRITO FEDERAL

Brasília: 1º de maio às 10h na Feira Central de Ceilândia

SANTA CATARINA

Florianópolis (SC): 01/05 às 14h no Largo da Alfândega;

No domingo (30/4) a festa será antecipada em duas cidades do estado de Santa Catarina.
São Miguel do Oeste: 30/04 às 15h na Praça Walnir Bottaro Daniel e;
Caçador: 30/04 às 22h30 no Clube Sociedade Caçadorense de Bochas (Baile do Trabalhador).

CEARÁ

Fortaleza: 1º de maio às 8h no cruzamento das avenidas Leste-Oste e Dr. Theberge.

GOIÁS

Goiânia: 1º de maio às 15h na Praça do Trabalhador, Setor Central de Goiânia

PARAÍBA

João Pessoa: o tradicional 1° de maio, Dia Internacional da Trabalhadora e do Trabalhador, será comemorado este ano no domingo (30), com um ato político-cultural na praia de Cabo Branco, a partir das 15h.

A primeira atração será às 15h com Polyana Resende (samba), logo em seguida ocupam o palco a artista Lau Capim, com participação de Maroca e Naomi (MPB); completam a cena musical do Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, Swing Nordestino (forró), Beto Tavares e banda (MPB) e, encerrando o dia, a banda de samba Conceito A.

ALAGOAS

Maceió: 1º de maio às 8h no Pajuçara (antigo CRB)

RIO GRANDE DO NORTE

Natal: 1º de maio às 13h no bairro das Rocas, na rotatória da rua Pereira Simões (de frente à Esquina Prime)

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre: 1º de maio Praça da Usina do Gasômetro – 14h

PERNAMBUCO

Recife: 1º de maio às 10h, bairro do Pina, na altura do Edifício JCPM (João Carlos Paes Mendonça)

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro: 1º de maio no Parque Madureira (Rua Soares Caldeira, 142, logo atrás do shopping) às 9h.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda da Prefeitura do Rio de Janeiro cadastrará trabalhadores em seu banco de emprego. A pasta abrirá inscrições para cursos de qualificação. Além disso, a prefeitura instalou um posto de vacinação no Parque Madureira. O INSS também estará presente no evento para fornecer orientações sobre direitos previdenciários. Os trabalhadores poderão se inscrever em programas sociais no local.

Diversos eventos ocorrerão durante o dia. Uma missa ecumênica será celebrada às 11h, e, às 11h30, haverá a apresentação da banda da APAE. Dirigentes sindicais falarão aos trabalhadores às 15h. A festa será encerrada com um grande show às 17h. No palco se apresentarão Diogo Nogueira, Arlindinho Cruz, Pretinho da Serrinha e o grupo de samba feminino Moça Prosa.

BAHIA

Salvador: 1º de maio às 14h no Farol da Barra

MARANHAO

São Luís: além da comemoração numa grande romaria, na Igreja da Penha, Anjo da Guarda, no 1º de Maio, haverá panfletagens nos dias que antecedem a comemoração.

28/04 às 16h na Praça Deodoro

29/04 às 7h nas feiras da Liberdade e João Paulo

30/04 às 7h, na feira do bairro de Fátima

SAO PAULO

São Paulo – 1º de maio às 10h, no Vale do Anhangabaú, centro

PIAUÍ

Teresina: 1º de maio às 8h na Praça da Integração (Parque Piauí)

ESPÍRITO SANTO

Vitória: 1º de maio na Praça José Luiz Gobbi, Portal do Príncipe, em frente a Rodoviária de Vitória às 8h

Com informações do vermelho, CTB e Brasil de fato.

Compartilhe agora com seus amigos