Siga nas redes

FINDECT luta por um sistema de SD que melhore as condições de trabalho e pela realização de concurso público

Publicado em 16/05/2023 13:49

Fonte:


• A direção da ECT implementou um novo sistema de SD, sem discussão com os sindicatos e que prometia melhorar a eficiência e a qualidade do serviço postal. No entanto, o que se vê hoje é um sistema totalmente viciado e que prejudica os trabalhadores e a população.

• Segundo o Ofício Circular No 39681843/2023 – DIOPE-PRESI, os redimensionamentos de cargas estão suspensos desde fevereiro/2023 e a ECT se comprometeu a capacitar os representantes sindicais antes de colocar em prática a nova metodologia.

• Os sindicatos filiados à FINDECT denunciam que o sistema com os parâmetros atuais é uma forma de reduzir custos às custas da sobrecarga de trabalho e da precarização das condições laborais.

O sistema de SD é uma metodologia criada pela empresa que não tinha a participação dos sindicatos, que tem como objetivo redimensionar a carga de trabalho dos carteiros com base em parâmetros técnicos e operacionais.

No entanto, os representantes da FINDECT (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios) que participaram do treinamento dos Correios sobre o novo sistema de SD entre 8 e 12 de maio no edifício sede dos Correios em Brasília, fizeram duras críticas ao sistema e à forma como ele foi elaborado.

Silvio Prudêncio (SINDECTEB), Rogério Bueno (SINTECT-SP), Rosemeri Leodoro (SINTECT-RJ), Wilson Araújo (SINTECT-MA) e Márcia (Tocantins) afirmaram que o sistema de SD não visa a melhoria das condições de trabalho, e sim, redução de custos com velada sobrecarga de trabalho. Eles também questionaram a sistemática antiga de Redimensionamento de Carga, que já era alvo de reclamações dos trabalhadores por causar desgaste físico e mental.

A FINDECT segue na luta para melhorar as condições de trabalho e espera que o novo sistema de SD venha trazer benefícios aos trabalhadores com parâmetros que estejam dentro do parâmetro que um carteiro possa desempenhar suas atividades e prestar um serviço de qualidade.

Entre 17 e 20 de maio, o Congresso da FINDECT irá se debruçar sobre esse tema durante o congresso da Federação em São Paulo, e posteriormente fazer um debate para que todos possam estar capacitados à análise crítica das novas implantações de Redimensionamento de Carga, com os devidos apontamentos de irregularidades que provavelmente acontecerão.

Compartilhe agora com seus amigos