Siga nas redes

FINDECT une forças na luta contra o câncer de próstata

Publicado em 28/11/2023 11:51

Fonte:


Neste mês de novembro, a FINDECT veste a cor azul com orgulho, marcando a importância da campanha “Novembro Azul”. Esta iniciativa concentra esforços na prevenção do câncer de próstata.

A campanha “Novembro Azul” é um movimento internacional dedicado a conscientizar os homens sobre a importância da saúde masculina e, em particular, sobre o câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro, diversas organizações e instituições, incluindo a FINDECT, se unem para disseminar informações, promover exames e quebrar estigmas em torno desse tema.

A importância da campanha:

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, mas quando detectado cedo, as chances de cura são muito maiores. A campanha “Novembro Azul” visa destacar a importância de realizar exames regulares, como o toque retal e o PSA, para monitorar a saúde da próstata, especialmente entre os trabalhadores dos Correios.

Antes de abordarmos os cuidados e orientações essenciais para a prevenção do câncer de próstata, lembre-se de que a conscientização é o primeiro passo para a saúde masculina. Com o “Novembro Azul” em destaque, agora é o momento ideal para entender como podemos cuidar de nossa próstata e, assim, viver vidas mais saudáveis e plenas. A seguir, confira 10 cuidados e orientações cruciais aos trabalhadores:

1. Converse com seu médico: Mantenha um diálogo aberto com seu médico sobre a saúde da próstata e a necessidade de exames regulares.

2. Idade não é apenas um número: A partir dos 50 anos, é essencial realizar exames anuais de toque retal e PSA. Se você estiver em um grupo de risco, comece mais cedo.

3. Conheça seu histórico familiar: Se houver casos de câncer de próstata na família, informe seu médico.

4. Alimentação saudável: Uma dieta rica em frutas, verduras e alimentos com baixo teor de gordura pode contribuir para a saúde da próstata.

5. Atividade Física: Exercícios regulares são fundamentais para a prevenção.

6. Evite o tabagismo e o excesso de álcool: Esses hábitos podem aumentar o risco de câncer de próstata.

7. Mantenha um peso saudável: A obesidade está relacionada a um risco maior de câncer de próstata.

8. Esteja ciente dos sintomas: Fique atento a sinais como dificuldade em urinar, dor ao urinar ou presença de sangue na urina.

9. Não tenha medo do exame de toque: Ele é um procedimento rápido e indolor que pode salvar vidas.

10. Compartilhe conhecimento: Ajude a conscientizar outros trabalhadores sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e da campanha “Novembro Azul” liderada pela FINDECT.

A FINDECT está na vanguarda dessa campanha, divulgando-a, orientando e dando ampla visibilidade. Além disso, os Sindicatos filiados à FINDECT se comprometem a apoiar os trabalhadores, fornecendo informações, recursos e orientações para a prevenção do câncer de próstata.

Compartilhe agora com seus amigos