Siga nas redes

Grupo de Trabalho inicia debates sobre revisão de demissões de Dirigentes, Delegados e Ativistas Sindicais

Publicado em 12/04/2024 15:51

Fonte:


No dia 12 de abril, teve início um importante debate do Grupo de Trabalho formado pelos Correios e pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT). O foco da discussão foi a revisão das demissões de dirigentes, delegados e ativistas sindicais ocorridas entre os anos de 2015 e 2022.

O representante da FINDECT nesse grupo de trabalho foi o diretor Márcio Martins, que desempenhou um papel fundamental na condução das discussões que são de extrema importância aos trabalhadores que estão demitidos. O objetivo principal do grupo é analisar de forma criteriosa os processos de demissão desses membros do movimento sindical, assegurando que as decisões tomadas estejam em conformidade com a legislação trabalhista e respeitem os direitos dos trabalhadores.

Durante a reunião, ficou estabelecido que os envolvidos serão convocados por meio de carta ou telegrama, solicitando suas documentações, pareceres e defesas em relação aos processos de demissão. Essa documentação será submetida à análise da comissão responsável, que também irá deliberar sobre os processos administrativos que levaram às demissões.

Para garantir imparcialidade, cada processo administrativo terá um relator designado de forma aleatória entre os membros da comissão. Além disso, será criada uma matriz de prioridade para a análise, julgamento e emissão de parecer sobre cada caso.

A FINDECT reitera seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e com a busca constante por um ambiente laboral justo e equitativo. O Grupo de Trabalho representa um passo importante na busca pela revisão justa das demissões sindicais ocorridas nos últimos anos.

Iniciativa do Governo Lula em Janeiro de 2023

Adicionalmente, é relevante destacar que, em janeiro de 2023, os Correios divulgaram um informe aos trabalhadores demitidos da empresa entre 2015 e 2022, anunciando a criação de um espaço para acolher as manifestações dos empregados demitidos nesse período.

Os relatos e documentos registrados auxiliariam na definição do fluxo e das regras do processo de reavaliação das demissões praticadas.

Essa iniciativa, alinhada com a visão e ações do governo Lula ao assumir a presidência, busca reavaliar as demissões realizadas entre 2015 e 2022, permitindo que os demitidos tenham uma nova análise de seus processos, de forma justa, democrática e imparcial, e possam retornar para a ECT.

Compartilhe agora com seus amigos