IV Congresso FINDECT – Mesa das Mulheres
Publicado em 02/06/2015 15:01
“Igualdade de Direitos e Respeito”.
Essa são algumas das exigências das Mulheres Ecetistas dentro do IV Congresso da FINDECT.
Participando como representantes da classe trabalhadora feminina, as Companheiras Telma Milhomen (Tocantins), Carla Soares bucar (São Paulo), Arlete Miranda (São Paulo) e karoline Gregório Bandeira (Rio de Janeiro), organizaram a Mesa das Mulheres no Congresso, discutindo temas e pontos das reivindicações do gênero nas lutas por direitos na ECT.
As conquistas que já expressas no ultimo Acordo Coletivo, assuntos pendentes na mesa temática das mulheres Ecetistas e sua importância enquanto voz das mulheres no ambiente corporativo da Empresa, Conjuntura e discussão das cláusulas refrete às Mulheres na Pauta de reivindicação foram alguns dos temas discutidos e abordados durante o diálogo das mulheres no IV Congresso.
Conquistas do último Acordo Coletivo (2014)
– Clausula 7 – Licença adoção:
Em caso de adoção e guarda judicial, a Trabalhadora tem o direito de usufruir o período de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60. A Trabalhadora envolvida em relacionamento homoafetivo também fara jus desses benefícios.
– Clausula 9 – Adicional de atividade Atividade e Coleta AADC.
Será mantido os 30% de adicional de Atividades do salario base para a trabalhadora gestante que, a partir do 5º mês for deslocada para serviço intermo. O benefício será mantido, também, em período de licença maternidade.
-Clausula 10 – Enfreamento à violência contra a mulher:
A trabalhadora que sofre violência domestica terá prioridade na transferência de unidade, mesmo não cadastrada no SNT.
-Clausula 49 – Reembolso creche e baba .
A Empregada que usufrui deste beneficio não sera convocada para o trabalho no fim de semana, sem sua prévia concordância.
– Por meio da Mesa Nacional de Negociações Permanente, instituiu- se a mesa temática nacional. Com o objetivo de conhecer as demandas da Mulher Ecetista, sempre com seriedade e transparência, ela é composta por 5 representante dos trabalhadores e 5 da Empresa.
Temas que foram discussão na mesa:
– Uniforme feminino.
– Violência Domestica.
– Aposentadoria para as Mulheres: Que ela ocorra com tempo de contribuição inferior ao dos homens, tendo em vista ao que acontece no INSS.
– Curso que direciona a capacitação e formação da liderança feminina, com objetivo de elevar sua estima e prepará-la, tornando-as mais competitivas.
– Um Blog especifico para trata das questão relacionadas as mulheres.
A Mesa Temática é de suma importância para as mudanças de cultura, principalmente na temática da mulher, tendo em vista o objetivo de promover igualdade entre homens e mulheres.
-
-
Arlete (São Paulo) e Telma (TO)
-
-
Karol – Rio de Janeiro
-
-
Cristina – Bauru
-