Siga nas redes

IV Congresso FINDECT – Mesa das Mulheres

Publicado em 02/06/2015 15:01

Fonte:


“Igualdade de Direitos e Respeito”.

Essa são algumas das exigências das Mulheres Ecetistas dentro do IV Congresso da FINDECT.

Mulheres-ecetistas

Participando como representantes da classe trabalhadora feminina, as Companheiras Telma Milhomen (Tocantins), Carla Soares bucar (São Paulo), Arlete Miranda (São Paulo) e karoline Gregório Bandeira (Rio de Janeiro), organizaram a Mesa das Mulheres no Congresso, discutindo temas e pontos das reivindicações do gênero nas lutas por direitos na ECT.

As conquistas que já expressas no ultimo Acordo Coletivo, assuntos pendentes na mesa temática das mulheres Ecetistas e sua importância enquanto voz das mulheres no ambiente corporativo da Empresa, Conjuntura e discussão das cláusulas refrete às Mulheres na Pauta de reivindicação foram alguns dos temas discutidos e abordados durante o diálogo das mulheres no IV Congresso.

Conquistas do último Acordo Coletivo (2014)

Clausula 7 – Licença adoção:
Em caso de adoção e guarda  judicial, a Trabalhadora tem o direito de usufruir o período de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60. A Trabalhadora envolvida em relacionamento homoafetivo também fara jus desses benefícios.
 
– Clausula 9 – Adicional de atividade Atividade e Coleta AADC.
Será mantido os 30% de adicional de Atividades do salario base para a trabalhadora gestante que, a partir do 5º mês for deslocada para serviço intermo. O benefício será mantido, também, em período de licença maternidade.
 
 
-Clausula 10 – Enfreamento à violência contra a mulher:
A trabalhadora que sofre violência domestica terá prioridade na transferência de unidade, mesmo não cadastrada no SNT.
 
-Clausula 49 – Reembolso creche e baba .
A Empregada que usufrui deste beneficio não sera convocada para o trabalho no fim de semana, sem sua prévia concordância.
 
 
– Por meio da Mesa Nacional de Negociações Permanente, instituiu- se  a mesa temática nacional. Com o objetivo de conhecer as demandas da Mulher Ecetista, sempre com seriedade e transparência, ela é composta por 5 representante dos trabalhadores e 5 da Empresa.

Temas que foram discussão na mesa:

– Uniforme feminino.
– Violência Domestica.
– Aposentadoria para as Mulheres: Que ela ocorra com tempo de contribuição inferior ao dos homens, tendo em vista  ao que acontece no INSS.
– Curso que direciona a capacitação e formação da liderança feminina, com objetivo de elevar sua estima e prepará-la, tornando-as mais competitivas.
– Um Blog especifico para trata das  questão relacionadas as mulheres.

A Mesa Temática é de suma importância para as mudanças de cultura, principalmente na temática da mulher, tendo em vista o objetivo de promover igualdade entre homens e mulheres.

Compartilhe agora com seus amigos