Siga nas redes

Luta e resistência da categoria conquista reposição salarial, restabelece o adicional de 15% e barra o banco de horas!

Publicado em 22/11/2021 22:33

Fonte:


No julgamento realizado hoje (22), a categoria ecetista saiu vitoriosa contra o governo Bolsonaro e Guedes, graças ao trabalho sério da FINDECT e Sindicatos, o TST determinou a reposição salarial de 9,75% nos salários e vales alimentação e refeição, restabelecimento do adicional de 15% aos sábados, acesso às dependências pelos dirigentes sindicais e outras reivindicações da categoria, impedindo a adoção do banco de horas e demais retrocessos que a direção militar da ECT almejava enfiar goela abaixo dos ecetistas.

Apesar da demora na definição do acordo coletivo 2021, o julgamento foi finalmente realizado na data de hoje, 22 de novembro na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho. Algo que era para ter ocorrido no dia 18 de outubro, mas com o pedido de vistas ocorreu o adiamento. 

As Diretorias da FINDECT e dos Sindicatos filiados tinham a expectativa de que os Ministros do TST fariam a justiça valer e que os trabalhadores seriam beneficiados o quanto merecem e a direção da empresa e governo Bolsonaro punidos pelo jogo sujo que fizeram nessa Campanha Salarial!  

Vitória significativa da categoria! 

Na audiência do dia 18/10, em que o julgamento não se efetivou, o juiz relator, Alexandre Agra Belmonte, votou pelo restabelecimento de cláusulas referentes ao ACT de 2020, assim como o reajuste de 9,75% sobre os salários e vale alimentação/refeição, cláusulas históricas no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.  

A vitória da resistência da categoria conquistou: 

Reposição salarial de 9,75% nos salários, retroativo a agosto de 2021;

Reposição de 9,75% nos vales alimentação e refeição, retroativo a agosto de 2021; 

RESTABELECIMENTO DO ADICIONAL DE 15% PARA TRABALHO AOS SÁBADOS; 

Acesso dos dirigentes sindicais às dependências da empresa para dialogar com os  trabalhadores; 

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES-CIPA; 

ESTUDANTES; 

NÃO ao Banco de Horas; 

Manutenção de todas as Cláusulas do último dissídio. 

A consequência para o desmando da ECT é a justiça e a valorização a ser feita para os trabalhadores e trabalhadoras.  

Essa vitória só ocorreu por conta da confiança dos trabalhadores nos sindicatos e na luta e resistência da categoria que se manteve firme desde o início das negociações contra as propostas de banco de horas e zero reajuste. 

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO – JULGADO NO DIA 21.10.2021 – Dissídio 2020-2021 

No julgamento ocorrido no dia 21/10/2021 foi corrigido o erro material. Portanto haverá também a Reposição de 2,6% nos vales alimentação e refeição retroativo a 01/08/2020 (não ocorrida no julgamento de 2020);  

Adicional dos motociclistas! 

No dia 14/10, a categoria conquistou outra vitória quando garantiu o direito de recebimento dos dois adicionais no julgamento ocorrido no TST. 

“Assim como no adicional dos motociclistas, o julgamento do acordo coletivo é mais uma grande vitória e digno de comemoração por parte da categoria ecetista”, conclui Gandara, presidente da FINDECT. 

A luta continua! 

O jogo sujo da direção da ECT, o uso de mentiras e suas tentativas de enganar e  manipular os trabalhadores, o processo negocial e o próprio Tribunal para consolidar retrocessos e impor o banco de horas, mostra que ela não tem escrúpulos quando se trata de prejudicar a categoria e esfolar o trabalhador para ampliar os lucros.  

Por isso é preciso manter a mobilização permanente. Nunca se sabe as maldades que podem sair da cabeça de dirigentes direcionados a ampliar a exploração do trabalho, obedecer ao governo e favorecer bancos e empresários privados.  

Os sindicatos filiados à FINDECT se manterão na luta política e judicialmente quando necessário, para garantir os direitos dos trabalhadores. Esse é o papel dos sindicatos filiados à Federação e sempre será honrado pela confiança e proximidade com a base, responsabilidade nas lutas, respeito aos níveis de consciência e mobilização da categoria. Avançar sempre que possível é o lema! 

Informe Findect 023

Compartilhe agora com seus amigos