Siga nas redes

Março Lilás: Sindicatos filiados à FINDECT unem-se na luta contra o câncer de colo de útero

Publicado em 01/03/2024 11:44

Fonte:


Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher no próximo dia 8 de março, os sindicatos filiados à FINDECT engajam-se na campanha Março Lilás, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, reforçando a importância da saúde feminina.

O mês de março não apenas homenageia a força e a resiliência das mulheres em todo o mundo, mas também destaca a importância da saúde feminina com a campanha Março Lilás, voltada para a prevenção e conscientização do câncer de colo de útero. Além de marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, este mês é um período de reflexão e mobilização para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres.

O câncer de colo de útero é uma das principais preocupações em saúde pública, sendo a terceira doença mais frequente entre as mulheres no Brasil, com 6 mil mortes anuais, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2023, 270 mulheres perderam suas vidas para essa doença, uma média de 23 vítimas por mês, ressaltando a urgência de ações preventivas e educativas.

Dentre os fatores de risco associados ao câncer de colo de útero estão o hábito de fumar e o início precoce da vida sexual, especialmente sem a utilização de preservativos. Contudo, medidas preventivas acessíveis e eficazes, como a vacinação contra o vírus HPV e o uso de preservativos, podem reduzir significativamente esses índices alarmantes.

A vacinação contra o HPV é uma das principais estratégias na prevenção do câncer de colo de útero, conforme as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, a vacina pode prevenir até 70% dos cânceres de colo de útero e 90% das verrugas genitais. Além da vacinação, o exame de Papanicolau é fundamental como método de prevenção e detecção precoce da doença.

Telma Milhomem, diretora das Mulheres da FINDECT, destaca a importância da conscientização e cuidado com a saúde feminina: “É fundamental que cada mulher cuide de sua saúde com amor, e a FINDECT está orientando as trabalhadoras e suas famílias para a prevenção, buscando sempre orientação médica especializada e realizando exames preventivos, garantindo assim uma vida saudável e plena”.

Neste Março Lilás, os sindicatos filiados à FINDECT unem-se à causa, promovendo ações de conscientização, incentivando a participação em programas de saúde e reforçando o compromisso com a promoção da saúde e bem-estar das mulheres trabalhadoras e suas famílias. Juntos, seguimos na luta pela igualdade, respeito e dignidade para todas as mulheres.

Compartilhe agora com seus amigos