Siga nas redes

MENTIR É A NOVA ARMA: ECT APELA PARA CONSEGUIR A DESUNIÃO DA CLASSE

Publicado em 22/05/2013 17:07

Fonte:


A direção da ECT, após provar sua falta de habilidade para conduzir negociações com as lideranças sindicais, resolveu jogar baixo tentando colocar os trabalhadores contra seus representantes. Um telegrama contendo uma série de mentiras foi enviado a todos os funcionários da Empresa. O documento trata do caso da PLR 2013. Como já foi comunicado, não apenas pelo SINDECTEB mas por todos os Sindicatos filiados à FINDECT, a direção dos Correios coloca empecilhos que atravancam as negociações da Participação nos Lucros e impedem que o acordo seja feito.

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que foram várias as tentativas de negociação, mas as propostas iniciais vieram apenas dos Sindicatos. Na primeira reunião para tratar sobre o caso, a empresa não havia sequer elaborado uma proposta. Ao invés de trabalhar em cima do que foi discutido, a direção da ECT bateu o pé e resolveu adicionar em sua proposta o GCR e a Parcela Estratégica. A subjetividade de critérios do GCR e a premiação elevada para o alto escalão da empresa são inaceitáveis tendo em vista quanto suor é despejado pelos empregados para que os lucros sejam alcançados.

Se mantendo irredutível, a empresa sabia que iria arrumar briga com os Sindicatos, para evitar a revolta dos trabalhadores, a ECT resolveu mentir para atenuar seus atos.  A empresa comunicou aos seus empregados que havia pedido intervenção do Ministério Público do Trabalho nas negociações. Com este comunicado, a diretoria pretendia inverter a situação e jogar para os Sindicatos a culpa pela falta de acordo. Contudo, munido de documentação, os Sindicatos provaram por “a+b” que o pedido foi feito pela FINDECT. Um ofício foi enviado uma semana antes do pedido da Empresa ao MPT. Este é apenas o começo das mentiras apresentadas no telegrama. Ao abordar as reuniões com o Ministério do Trabalho nos dias 23 e 30 de Abril, os Correios omitem a sugestão do Ministério de que a PLR fosse paga conforme as regras adotadas no pagamento da PLR 2011 (sem GCR e Parcela Estratégica) e ainda afirma que seus diretores negociaram com flexibilidade.

O objetivo da ECT é de tentar colocar os trabalhadores contra as representações sindicais para que desta forma, sem o apoio dos empregados, os Sindicatos acatem os critérios apresentados pela empresa sem que haja mais barulho. O documento pede que os trabalhadores exijam dos sindicatos uma postura responsável, coisa que nem ela é capaz de fazer, pois sua última cartada para se livrar deste assunto é um golpe baixo e mentiroso que não é digno de uma empresa do porte e história dos Correios. Enquanto a ECT se preocupa em criar polêmica, a FINDECT cumpre a sua parte e apresenta aos trabalhadores as verdades sobre o caso.

Diante da situação, que se encontra em um ponto delicado, principalmente após a falta de honestidade da ECT, a FINDECT encaminhou uma denúncia ao Ministério Público referente à ação da direção dos Correios. Novamente a Federação e seus Sindicatos componentes afirmam a necessidade de UNIÃO E MOBILIZAÇÃO da categoria em prol dos nossos direitos. Uma assembleia foi convocada para esta quinta-feira, dia 9 de Maio, na qual daremos à nossa base a resposta vinda da direção da empresa.

Confira aqui o conteúdo da denúncia feita pela FINDECT

Digníssimo Dr. Ricardo. Boa Tarde!

Conforme sua proposta, a FINDECT e os Sindicatos filiados encaminharam, defenderam e aprovaram nas assembleias gerais, sua proposta para pagamento da PLR/2012  e continuidade das negociações.

Infelizmente, em total desrespeito com esse MPT, com a FINDECT, sindicatos filiados e com todos os trabalhadores, a ECT através da VIGEP – Vice Presidência de Pessoas, encaminhou um TELEGRAMA, cópia anexa,  a cada um dos 116.000 trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, numa prática totalmente anti-sindical, persuadindo os trabalhadores a ficarem contra os Sindicatos.

Encaminhamos, também para seu conhecimento, além do OF/FINDECT-014/2013, enviado hoje pela manhã para a ECT com cópia para o Senhor, Estamos enviando o Informativo 006 da FINDECT, orientando os Sindicatos filiados pela aprovação de sua proposta, a qual foi aprovada por unanimidade por todos os trabalhadores. Desta forma, nos resta ficarmos indignados com esta postura da Direção Central dos Correios.

Atenciosamente,

José Aparecido Gimenes Gandara
Presidente da FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos