Siga nas redes

Mobilizações em Defesa da Democracia: Participação essencial dos trabalhadores

Publicado em 08/01/2024 11:58

Fonte:


Em 8 de janeiro de 2024, atos em diversas cidades brasileiras reforçam a importância da manutenção e fortalecimento da democracia no país. A FINDECT, juntamente com sindicatos filiados e movimentos sociais e políticos, convocam os trabalhadores a participarem ativamente dessas mobilizações.

Participação essencial dos trabalhadores

A data marca um ano do golpismo bolsonarista na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Os atos, organizados por representantes de movimentos populares, sindicais e partidos políticos, acontecem em diferentes partes do país.

Confira abaixo os locais e horários das manifestações pelo país:

. Brasília (DF) – Domingo (07/01) – 10h:
Eixão Norte, na altura do 208 Norte.

. Recife (PE) – Segunda (08/01) – 10h:
Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista.

. Belo Horizonte (MG) – Segunda (08/01) – 16h:
Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, nº 400, centro.

. Porto Alegre (RS) – Segunda (08/01) – 17h:
Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara nº 424.

. Rio de Janeiro (RJ) – Segunda (08/01) – 17h:
Cinelândia.

. Aracaju (SE) – Segunda (08/01) – 8h:
Calçadão da João Pessoa, próximo ao Museu Palácio Olímpio Campos.

. João Pessoa (PB) – Segunda (08/01) – 15h:
Lagoa do Parque Solon de Lucena.

. Goiânia (GO) – Segunda (08/01) – 9h:
Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Sebba).

. Salvador (BA) – Segunda (08/01) – 9h:
Centro Administrativo, da Assembleia Legislativa (ALBA).

. Vitória (ES) – Segunda (08/01) – 16h30:
Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Americo Buaiz nº 205.

. Campo Grande (MS) – Segunda (08/01) – 17h:
Sintell, à Rua José Antônio nº 1682.

. São Paulo (SP) – Segunda (08/01) – 17h:
Avenida Paulista em frente ao MASP.

. Araraquara (SP) – Segunda (08/01) – 19h:
Sindicato dos Bancários – Pedro Álvares Cabral, 1902.

A participação massiva dos trabalhadores nesses atos é crucial para expressar o compromisso com a democracia, contra as privatizações e repudiar qualquer ameaça aos princípios que fundamentam nossa sociedade. A presença de todos é fundamental para fortalecer a defesa dos valores democráticos no Brasil.

O dia que marca um ano da intentona bolsonarista terá encontros em diversas partes do país. Em São Paulo, o ato organizado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo acontece na Avenida Paulista, junto ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), às 17h. O evento no Rio de Janeiro também acontece às 17h de segunda-feira (8). A Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular organizam o encontro na Cinelândia, tradicional ponto de concentração de manifestantes na região central da cidade.

Neste marcante evento denominado “O Brasil se Une em Defesa da Democracia”, cidadãos, sindicatos e movimentos populares convergem em uma demonstração coletiva de resistência e comprometimento com os princípios democráticos fundamentais. A união de diversas vozes e setores da sociedade reforça a importância de preservar e fortalecer a democracia, destacando a resistência contra ameaças e golpes que visam minar os pilares essenciais do sistema democrático brasileiro.

Além disso, o ato também manifesta a defesa dos Correios como uma empresa estatal, contrapondo-se às privatizações, pois a manutenção de instituições públicas e estratégicas é crucial para a construção e sustentação de uma sociedade verdadeiramente democrática. Este ato representa não apenas um ato simbólico, mas também um chamado à ação para todos os brasileiros que valorizam a liberdade, a justiça e a participação cívica ativa no cenário político do país.

Compartilhe agora com seus amigos