Siga nas redes

Movimento nacional dos Trabalhadores dos Correios aprova proposta de reposição salarial e garante manutenção de direitos e benefícios

Publicado em 15/08/2018 12:11

Fonte:


Com a decisão, o reajuste de 3,68% será sobre o salário e benefícios já garantidos no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria

As assembleias de Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas, nesta terça-feira (14), em todo o país, votaram a proposta apresentada pelo TST para o Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. Após uma campanha salarial que se estendeu por mais de 2 meses, desde que a FINDECT protocolou a pauta de reivindicações da categoria, a força e união dos Trabalhadores conquistou a manutenção das conquistas e reposição da inflação.

A proposta, elaborada pelo vice-presidente do TST, Ministro Renato de Lacerda Paiva, garantia a preservação de todos os direitos e benefícios já conquistados no ACT, e também a reposição da inflação nos salários e nos demais itens financeiros – como auxílio-creche, Vale-refeição/alimentação, vale-peru e quebra de caixa.

Os Sindicatos filiados à FINDECT foram orientados a aprovar a proposta, mas manter o Estado de Greve para fortalecer a luta na defesa da Assistência Médica. Essa orientação, tirada a partir da união entre as Federações para a Campanha Salarial deste ano, foi seguida pelos Sindicatos da base da FINDECT. Com exceção de Tocantins, que rejeitou a proposta, mas não aderiu à greve, os demais Sindicatos (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Maranhão) aceitaram a proposta do TST, e votaram os itens abaixo:

1 – Moção de repúdio ao Presidente da ECT pela tentativa de interferir na proposta apresentada pelo TST, fruto da organização e mobilização dos Ecetistas em todo país, como se a aprovação da proposta fosse fruto de sua intervenção, o que, nem de longe, chega a ser verdade;

2 – Referendo para que as Federações ingressem imediatamente com Procedimento de Mediação Pré Processual (PMPP) referente a abusividade no custeio do Plano de Saúde e permanência de Pai e Mãe;

3 – Aprovação da proposta apresentada pelo TST, para a renovação do ACT 2018/2019, nos moldes dos despachos publicados nos dias 07 e 13.08.2018. Ela prevê 3.68% (inflação do período) de reajuste nos salários e em todos os benefícios econômicos, com reflexos também nos 30%, salário base adicional de risco / Periculosidade Motociclistas; 15% aos Sábados; Horas-Extras; Repouso; Adicional Noturno; entre outros. Ainda reedita o ACT 2017/2018. Também prorroga a preexistência nas Cláusulas Sociais.

4 – Manutenção do Estado de Greve em decorrência da campanha jurídica e política que terá início com o ingresso do PMPP, Contra a cobrança de mensalidade no Plano de Saúde!

Orientação foi construída nacionalmente na Campanha Salarial deste ano:

A situação política/econômica inusitada, enfrentada pela categoria e pelos trabalhadores em geral, no país, levou as federações a emitiram orientação conjunta. Além dos mecanismos da reforma trabalhista, a união da direção da empresa, do governo e do TST retirando direitos e ameaçando os trabalhadores contribuiu para a decisão.

É preciso enfrentar esse ataque, mas o time precisa estar muito forte para conseguir virar a conjuntura a seu favor nesse momento. Por isso as federações (FINDECT e FENTECT) concluíram que o cenário mais provável seria prejuízo para o trabalhador, caso uma greve fosse deflagrada agora.

A luta continua:

Acostumados a conquistar vitórias somente através de duras batalhas e greves, a categoria deve manter a mobilização nacional. Isso porque a luta para manter o plano de Assistência Médica, o fundo de pensão (Postalis) e, até mesmo, a existência dos Correios Público, estatal e de qualidade é contínua.

Nos próximos dias, a FINDECT irá ingressar com o pedido de mediação, votado pelos trabalhadores nas assembleias de ontem, buscando reaver o direito retirado à força, e que prejudicou a vida de mais de 400 mil pessoas, hoje dependentes da Postal Saúde. O TST decidiu pelo aumento no compartilhamento dos custos com a assistência médica, no início deste ano, mas a ECT não tem cumprido com suas obrigações. Mensalmente, o repasse à Postal Saúde é menor do que o devido, o que tem gerado o descredenciamento de clínicas, médicos e odontólogos, e até mesmo de hospitais.

Por isso, a FINDECT reitera sua orientação e convida a todos e todas para continuarem a acompanhar as publicações e notícias divulgadas pela Federação. Trabalhador bem informado, não é enganado. E com a união de todos e todas, a força é ainda maior!

Somente a luta muda vidas, e traz conquistas e vitórias para os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios!

 

Compartilhe agora com seus amigos