Siga nas redes

FINDECT reforça a luta contra a violência às mulheres nos 16 dias de ativismo

Publicado em 25/11/2024 17:59

Fonte:


FINDECT reforça a luta contra a violência às mulheres nos 16 dias de ativismo

Neste 25 de novembro tem início a campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, uma mobilização que une mais de 150 países em ações de conscientização e enfrentamento à violência de gênero. A FINDECT se engaja nessa importante iniciativa, destacando o compromisso de combater todas as formas de violência que atingem mulheres diariamente em nossa sociedade.

No Brasil, a situação é preocupante. Em 2023, foram registrados 1.463 feminicídios, o maior número desde que o crime foi tipificado, o que significa que uma mulher é assassinada a cada seis horas. Esses números exigem união, conscientização e ações concretas para mudar essa realidade.

A Secretária de Mulheres da FINDECT, Telma Milhomem, gravou um vídeo especial sobre a campanha. Assista e junte-se a nós nessa luta por um futuro mais seguro e igualitário para todas as mulheres.

O que são os 16 Dias de Ativismo?

A campanha foi criada em 1991 pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL) e ocorre de 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data inicial homenageia as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que foram brutalmente assassinadas em 1960 por sua oposição à ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana.

No mundo todo, o objetivo é chamar atenção para a violência de gênero e promover ações que envolvam governos, organizações e indivíduos na erradicação desse problema estrutural.

Tipos de violência contra a mulher

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher pode ser classificada em diversas formas:

Violência física: qualquer ato que cause dano à integridade ou à saúde corporal.

Violência psicológica: comportamentos que causem sofrimento emocional, manipulação, controle, humilhação ou diminuição da autoestima.

Violência sexual: coerção para relações não consentidas, exploração ou impedimento do exercício de direitos sexuais e reprodutivos.

Violência patrimonial: retenção, destruição ou subtração de bens, documentos, recursos financeiros ou instrumentos de trabalho.

Violência moral: atos de calúnia, difamação ou injúria que ataquem a honra da mulher.

A FINDECT na mobilização!

Durante os 16 Dias de Ativismo, a FINDECT promove a conscientização sobre a violência de gênero e convida todas as ecetistas e a sociedade a se engajarem na luta pela erradicação desse problema. Informar-se e agir são passos fundamentais para proteger as mulheres e construir uma sociedade mais justa.

Não deixe de assistir ao vídeo especial de Telma Milhomem, Secretária de Mulheres da FINDECT, que aborda a importância do ativismo e os caminhos para combater a violência contra as mulheres.

Canais de denúncia e apoio

Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher, disponível 24 horas.

Faça parte dessa luta

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher são um chamado à ação. Participe, informe-se e mobilize-se contra todas as formas de violência.

A FINDECT acredita que juntos podemos transformar essa realidade e proteger as mulheres. Junte-se a nós e faça a diferença!

Compartilhe agora com seus amigos