Siga nas redes

Negociações Coletivas: “Enrolações sem fim!

Publicado em 29/07/2015 14:17

Fonte:


Dando continuidade às ‘enrolações’ Coletivas, a ECT mantem sua superioridade e não está negociando aquilo que é de interesse para os Trabalhadores.

20150728_123340-(1)

Representando a FINDECT: Neli de Sá (SP), Valdinez (RO) e Franciscalos Patricio (RN)

Neste momento, as negociações estão em torno de cláusulas que já existem no ACT e que não vêm sendo cumpridas, como nós, Ecetistas de todo o Brasil, estamos cansados de saber. Ficamos por horas discutindo, cobrando da Empresa atitudes e não apenas falácias, trabalhando em cima das cláusulas, para a ECT demonstrar seu total descaso para com o Trabalhador. As discussões estão vazias, de um lado Representantes dos Trabalhadores lutando pelos direitos conquistados, de outro, os patrões negligente, que não gostam de discutir direitos, acham que é coisa do século passado.

“Meu Endereço”

Na reunião desta terça-feira, 28 de julho, foram discutidas as cláusulas referentes ao Programa de Habitação e Anistia. O “Programa Meu Endereço”, garantido pela cláusula 08 do ACT 2014/2015, não está refletindo a realidade dos Trabalhadores Ecetistas. Cobramos agilidade, transparência e efetivo funcionamento desse importante direito conquistado, o da casa própria. De acordo com a ECT, já foram criados grupos de Trabalho, realizados censo Habitacional e plano de comunicação para melhor divulgação do programa ‘Meu Endereço’. O que nós queremos são ações práticas, e não promessas vazias. A ECT pediu para a discussão continuar em outro momento.

Anistiados

A cláusula referente aos Anistiados também foi debatida. Um importante avanço se deu na criação do Grupo de Trabalho de Anistia, em abril de 2014 – para atender à Cláusula 1ª de Anistia no ACT 2014/2015 -, formado por 5 representantes da Empresa e 3  pelos trabalhadores. Foi apresentado um balanço dos casos julgados até julho de 2015. Questionamos o porquê de 70,87 dos pedidos de Anistia terem sido indeferidos. A discussão será aprofundada em outro momento, tendo em vista que os Trabalhos do GTA foram suspensos por 90 dias, a pedido da representação Trabalhista que cobra viabilização de diligências nas regionais.

Garantias da Mulher Ecetista

No dia 29 de julho, as ‘enrolações’ coletivas discutirão o subtituilo “Das Garantias da Mulher Ecetista”. Pela FINDECT, as companheiras Telma Milhomen e Neli Marques de Sá, representantes da pasta, lutarão por mais direitos às Mulheres.

Não vamos nos calar

Jamais permitiremos que passem por cima dos milhares de Trabalhadores Ecetistas. A FINDECT tem o compromisso firmado com seus Sindicatos Filiados e os Trabalhadores e Trabalhadoras de suas bases. Não aceitamos e nem nunca aceitaremos discussões vazias, falsas promessas, ou mesmo pressões políticas, sem lutar até o último momento, ao lado do Trabalhador Ecetista.

Confira a ata das reuniões dos dias:

28 de julho

23 de julho

Compartilhe agora com seus amigos