Siga nas redes

Nota de apoio à greve dos trabalhadores do CDD Botafogo-RJ

Publicado em 12/11/2015 15:28

Fonte:


Os Trabalhadores e Trabalhadoras do CDD Botafogo, no Rio de Janeiro, estão enfrentando péssimas condições de trabalho, o descaso, o abandono e o sucateamento praticados pela direção da ECT numa greve histórica que começou no dia 20 de outubro/2015, há quase um mês

greve_botafogo_3

Essa greve não veio do nada. Os trabalhadores estão há muito tempo denunciando e cobrando uma solução para os problemas de assaltos e más condições de trabalho na unidade. A ECT tem dado uma de “João sem braço” e fingido que nada está ocorrendo. Não apresentou nenhuma proposta de melhoria para o setor, nem depois de iniciada a greve. E, pior ainda, transfere trabalhadores de outras unidades para tentar colocar o serviço do CDD Botafogo em ordem, tentando tapar o sol com a peneira.

É inaceitável a atitude da DR-RJ. Ela não apresenta solução para o problema grave deste setor, nem de muitos outros espalhados pelo Estado. Aliás, nem ela, nem as demais DRs e nem a direção nacional da ECT. O problema dos assaltos, da falta de funcionários, do excesso de serviço, entre outros, atinge todo o país, sem que a ECT tome medidas para resolvê-los, o que dá a entender que se trata de uma política deliberada.
A carência de carteiros é uma realidade constante nas unidades de todo país. A importância de serviço bem prestado à população, com qualidade, é ponto fundamental e determinante. Mas para isso é necessário um efetivo adequado para o desempenho das atividades de distribuição, condições de trabalho satisfatórias, medidas de segurança que garantam a integridade física dos trabalhadores (que por muitas vezes foi proposto por diversos sindicatos), mas não é bem assim o que há anos vem ocorrendo na empresa.

greve_botafogo_1

Hoje a atividade de Correios, mais especificamente a de carteiro, vem sendo precarizada de tal maneira que está impossível fazer um distrito completo. A culpa é exclusivamente da gestão dos Correios. Há anos ela vem precarizando, reduzindo distritos nos CDDs e CEEs, ocasionando dobras constantes todos os dias, suprimindo a segurança das agências, perseguindo e punindo os trabalhadores com excesso de trabalho. Trata-se de um ataque intencional à qualidade do serviços prestado pela empresa, vindo de pessoas que torcem para a quebra dessa grande empresa pública.
A situação somente será resolvida com a realização de concurso público, fator fundamental para o enfrentamento da precarização das condições trabalho tão presente nas maiorias das unidades de Correios do Brasil. Para que seja desempenhada a atividade de Carteiro com um mínimo de condições, é importante frisar que é preciso uma garantia de condições básicas a fim de evitar o alto índice de afastamentos, devido a problemas de saúde, devido ao excesso de dobras e horas extras, psicológicas por conta do trauma dos assaltos.
Essa triste realidade pede uma mudança radical e rápida na gestão e administração da empresa. É preciso que, antes de tudo, haja respeito para com os trabalhadores, para com essa empresa que tem grande valia para o país, e para com a população usuária.

greve_botafogo_2

A FINDECT parabeniza e apoia a greve do CDD Botafogo, pela garra, determinação e persistência na luta. Reiteramos que apoiamos a greve por compreender que as reivindicações se assemelham com a de todos nós trabalhadores, em defesa de um Correio público, com condições de trabalho, com a realização do Concurso Público, em defesa de nosso fundo de pensão e por uma PLR justa e igualitária é um direito que deve ser a todas e a todos!

 

Compartilhe agora com seus amigos