Siga nas redes

Nota jurídica: Esclarecimentos aos trabalhadores concursados de 2011

Publicado em 28/07/2017

Fonte:


Essa nota tem o objetivo de esclarecer e atualizar as informações referentes ao Concurso de 2011, especialmente em relação aos trabalhadores contratados a partir de 28 de julho 2013 e que faziam parte do cadastro de reserva.

Todas as medidas judiciais foram adotadas por diversas entidades sindicais para assegurar o emprego destes funcionários.

Lá atrás, ao invés de a ECT contratar os concursados que pertenciam ao cadastro de reserva, ela preferiu contratar trabalhadores terceirizados. Sindicatos de diversos locais denunciaram a prática ao Ministério Público do Trabalho. Todos os sindicatos defendiam que a ECT deveria convocar os aprovados do cadastro de reserva e não contratar os MOT’s.

A partir das denúncias, o Ministério Público do Trabalho propôs Ação Civil Pública contra a ECT (Processo ACP nº 0001035-92.2013.5.10.0015).

Em 12/06/2015 a ação foi julgada procedente e a ECT foi obrigada a contratar os trabalhadores do cadastro de reserva (leia a sentença na íntegra).

A ECT recorreu para o Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e perdeu. Ou seja, no julgamento do recurso da ECT em 24/08/2016, o Tribunal manteve a condenação da ECT (leia a decisão do tribunal na íntegra).

A ECT recorreu novamente, desta vez para o Tribunal Superior do Trabalho. O recurso, porém, não foi admitido pelo TRT do Distrito Federal em 27/06/2017.

De acordo com o andamento no site do TRT10, a ECT interpôs recurso de Agravo de Instrumento. Esse recurso provavelmente chegará ao TST e será julgado. Porém, não podemos prever em qual data isso ocorrerá.

Além desses recursos, a ECT também apresentou uma Reclamação ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão da Justiça do Trabalho. O STF, porém, não aceitou a Reclamação da empresa (ver decisão na íntegra).

Bom, por enquanto os trabalhadores estão vencendo a batalha. Mas é essencial que todos estejam filiados aos seus sindicatos, para que possam ser devidamente assistidos e orientados, tanto em eventuais processos administrativos bem como em ações judiciais.

Atenciosamente,

Dr. Hudson Marcelo da Silva

Dr. Marcos V. Gimenes Gandara

Compartilhe agora com seus amigos

Comentários

WAGNER SISSA

Gostaria de saber sobre os aprovados que fizeram o teste físicos em 2013 e estão no cadastro reserva ,como é o meu caso e também existem muitos aguardando . A questão é: podemos ainda continuar mantendo a esperança. Sou de presidente prudente. SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *