Siga nas redes

FINDECT reforça importância do Novembro Azul: Mês de combate ao câncer de próstata

Publicado em 18/11/2021 13:39

Fonte:


Se outubro é um mês dedicado às mulheres com o “Outubro Rosa”, novembro é dedicado aos homens, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um tipo de câncer que está entre os mais comuns quando se trata da saúde do homem, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve os tumores do tipo malignos.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas e por isso a importância da campanha Novembro Azul para incentivar o rastreamento por meio de consulta com o urologista.

Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula.

O diabetes é outra doença que exige atenção. Responsável pela marca de 43 amputações de membros inferiores por dia, decorrentes de complicações, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que o principal motivo que leva a essas amputações é a falta de cuidados com a enfermidade.

Em 85% dos casos, o problema aparece como uma ulceração nos pés, ou seja, uma lesão nos tecidos, que pode ser tratada. O diabetes causa perda da sensibilidade, e os ferimentos podem evoluir para o chamado pé diabético, chegando aos casos graves de gangrena que necessitam de amputação.

Os principais sintomas de diabetes são fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. No diabetes tipo 1, pode ocorrer também perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito. No tipo 2, são sintomas também formigamento nos pés e mãos, infecções na bexiga, rins, pele e infecções de pele, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

A prevenção é feita com a prática de hábitos saudáveis, como comer diariamente verduras, legumes e frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente; e manter o peso controlado.

Compartilhe agora com seus amigos