Siga nas redes

Plenária Estadual da FINDECT/CTB-RJ: Unir para avançar

Publicado em 01/06/2018 16:34

Fonte:


Debates sobre o Postal Saúde, Postalis e questões jurídicas marcam o segundo dia de atividades

Com a presença de trabalhadores de diversas unidades do Rio de Janeiro, o segundo dia da Plenária discutiu temas importantes para categoria ecetista. Na manhã desta sexta-feira (01), a situação do Postalis foi analisada pelo Diretor Jurídico do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, que explicou as questões acerca do fundo de pensão dos trabalhadores. Em seguida, a Diretora do sindicato e membro do Conselho Fiscal do Postal Saúde, Débora Henrique esclareceu as alterações e impactos do novo modelo de custeio e atendimento do plano de saúde, após decisão do Tribunal Superior do Trabalho.

Sobre o Postalis, Sant’Aguida reforçou a necessidade de continuidade nas mobilizações para fiscalizar o fundo, “A intervenção da Previc não tem caráter técnico, em sete meses nenhuma solução eficaz foi apresentada. A categoria precisa reforçar e somar na luta, para que as ações da Polícia Federal e da justiça, alcancem o objetivo que é o ressarcimento do capital desviado do Postalis. Esse dinheiro é nosso e precisamos cobrar as autoridades”, disse.

O novo modelo de custeio, com a cobrança de mensalidade do Postal Saúde, traz grande impacto para os trabalhadores dos Correios, que tem um dos mais baixos salários entre as estatais, conforme explica Debora Henrique.

“Depois dessa grande perda, precisamos ficar atentos. Durante muitos anos, os trabalhadores compensavam o baixo salário pelo benefício do convênio médico. Infelizmente, perdemos esse benefício, mas a batalha continua. Precisamos acompanhar as cobranças no site do Postal Saúde, manter a fiscalização para que a rede credenciada seja ampliada e lutar para que o plano não deixe de atender pai e mãe”.

Na parte da tarde, a advogada do SINTECT-RJ, Camila Messias dirige a mesa sobre as questões jurídicas movidas em prol da categoria. Na plenária, as ações trabalhistas e direitos perante a nova legislação pós Reforma Trabalhista, também serão esclarecidos pela advogada.

Fonte: SINTECT-RJ

Compartilhe agora com seus amigos