Siga nas redes

FINDECT apresenta reivindicações da categoria na retomada da Mesa Nacional de Negociação Permanente

Publicado em 02/02/2023 17:44

Fonte:


Realizada no dia 31 de janeiro, essa primeira reunião marcou a volta da Mesa Nacional e Regional Permanente de Negociação e representou uma vitória para a categoria, que teve o diálogo retomado com a direção da empresa após vários anos de distanciamento, desrespeito e desconsideração.

Atendendo ao pedido feito pelo Sindicato, essa importante reunião debateu reivindicações, pontos de conflito e cláusulas sociais do Acordo Coletivo. Participaram o Presidente da Empresa, a Diretora de Gestão de Pessoas, o Chefe do Dereo e os Presidentes dos Sindicatos filiados à FINDECT.

Com isso, divergências entre as partes são abordadas em busca da resolução através do diálogo. E fica para a negociação da Campanha Salarial apenas o debate das cláusulas econômicas, pois as sociais são antecipadas nas Mesas Nacional e Regional de Negociação Permanente.

Nessa reunião que marcou a retomada da Mesa Nacional, os pontos apresentados pelos Sindicatos e debatidos exaustivamente foram:

●Instalação da mesa permanente de negociação nacional e regional. A direção da empresa apresentou uma proposta de funcionamento baseada no protocolo anterior, que foi abandonado no governo passado. Os representantes dos Trabalhadores fizeram várias observações e propostas de mudanças e acréscimo. O texto final será discutido na próxima reunião.

● Suspensão do novo plano de previdência administrado pelo Postalis.

● Prorrogação da licença maternidade e da licença paternidade, e debate na próxima reunião da Mesa de Negociação.

● Sistema de distritamento (SD). É unanimidade em toda categoria que o DS é prejudicial, não só aos trabalhadores, quanto à população. Por isso o Sindicato fez diversos questionamentos, como aos coeficientes utilizados e como foram feitos os cálculos para chegar nesse coeficiente. E se há estudo do resultado do dimensionamento realizado pelas Superintendências Estaduais. Frente à falta de respostas, os representantes da ECT reconheceram que há falhas e problemas e concordaram com a proposta do Sindicato de suspender os SDs até o final de março, para que o sistema seja estudado e discutido na Mesa de Negociação.

A retomada das negociações e o diálogo da empresa com os representantes dos trabalhadores através da MNNP já mostrou e comprovou que traz resultados.

A diretoria da FINDECT vai apostar nela, dedicar esforços e trabalho para que os problemas da categoria sejam todos resolvidos com rapidez a partir do diálogo civilizado e respeitoso.

Compartilhe agora com seus amigos