Siga nas redes

FINDECT marca presença no Seminário de 44 Anos da Lei de Anistia

Publicado em 04/09/2023 10:52

Fonte:


A FINDECT representada pelo diretor do SINTECT-RJ, Moacir da Rocha, uniu-se a companheiros anistiados, anistiandos, lideranças políticas e sindicais, incluindo o deputado federal Leonardo Monteiro, no Seminário de 44 anos da Lei de Anistia. Esse evento histórico, realizado de 28 a 30 de agosto de 2023 em Brasília, destacou a importância da justiça e da memória no contexto da democracia brasileira.

Moacir da Rocha, liderança sindical e representante dos sindicatos filiados à FINDECT, desempenhou um papel fundamental neste encontro, onde junto com anistiandos e anistiados, debateu sobre a anistia e reforçou o compromisso da entidade com valores democráticos.

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG), coordenador deste importante evento de anistia, promoveu um seminário de três dias sobre os 44 Anos da Lei de Anistia. O evento ocorreu no Auditório Nereu Ramos e no Plenário 3 da Câmara dos Deputados, proporcionando um espaço amplo para a discussão desse marco histórico na história do Brasil.

O tema central do seminário foi “Justiça no Marco da Democracia: Memória, Verdade e Reparação.” Ele não apenas celebrou os 44 anos da Lei de Anistia, mas também reforçou a importância de lembrar e buscar justiça por aqueles que lutaram pela garantia dos direitos da população e pelo fortalecimento da democracia no Brasil.

Durante o evento, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, contextualizou a importância da Lei de Anistia, enfatizando a necessidade contínua de lembrar os eventos do passado e buscar justiça para construir uma sociedade mais justa. O ministro declarou: “A lei de anistia é uma lei de memória, não é uma lei de esquecimento, nem de silêncio, muito menos de impunidade, mas sim, uma lei que foi promulgada para nos levar a refletir criticamente o que foi e o que permanece da ditadura militar.”

Além de oferecer reparação não apenas no aspecto econômico, a Lei de Anistia promove iniciativas para a construção da memória coletiva, incluindo o direito à declaração da condição de anistiado político. O seminário reafirmou a esperança na superação dos desafios enfrentados pela democracia brasileira e enfatizou a relevância da memória, verdade e reparação no âmbito da anistia política.

Este evento adquire uma importância especial em um momento em que o Brasil está em processo de reconstrução democrática após quatro anos de liderança de extrema-direita, que tentou reescrever a história e minar a democracia.

Também durante o seminário “Justiça no Marco da Democracia: Memória, Verdade e Reparação”, os participantes, incluindo anistiados, anistiandos, familiares de desaparecidos e defensores da democracia, participaram de debates profundos sobre os 44 anos da Lei da Anistia. Isso proporcionou uma reflexão sobre os avanços necessários para garantir uma sociedade mais justa e inclusiva, que valorize a memória, promova a verdade e busque reparação para as injustiças do passado.

Compartilhe agora com seus amigos