Senador Dário Berger se manifesta contra a privatização dos Correios
Publicado em 23/03/2022 10:45
Fonte:
Na sessão de ontem, 22/03, no Plenário do Senado Federal, Dário Berger (MDB/SC) se manifestou contra a privatização dos Correios. Afirmou que o debate não pode ser feito de forma açodada, resumido a “ser contra ou a favor”, e a venda não é uma atitude coerente no momento.
Nas últimas semanas, a comissão de Assuntos Econômicos não demonstrou interesse em pôr em pauta um projeto que destrói os Correios, inclusive o Senador Márcio Bittar, entregou a relatoria após muita pressão dos Sindicatos filiados à FINDECT e da categoria ecetista.
Em sua intervenção no Senado, Dário Berger pontuou ser necessária a apresentação de estudos e análises precisas sobre os prós e contras da estatal, que inclusive se mostra lucrativa. Destacou, ainda:
O grande repasse de dividendos da ECT que ajudam o Governo Federal a investir em serviços essenciais;
O fato de ser a empresa que mais dá retorno ao Tesouro Nacional em relação aos investimentos nela feitos;
A organização da logística e distribuição das provas do ENEM e livros didáticos;
Que o setor privado poderá não ter interesse em atender a população em lugares mais remotos, ocasionando a piora dos serviços;
O monopólio apenas no serviço postal, estando o mercado aberto para concorrer com outras empresas quanto aos demais serviços.
Essa declaração do Senador Dário Berger se junta ao coro de toda população e trabalhadores que questionam a inconstitucionalidade do PL 591 e da realização de uma consulta pública para debater o contrato de concessão dos serviços postais sendo que nem foi aprovado pelo Senado Federal.
A FINDECT convoca os trabalhadores para intensificarem a mobilização nas redes sociais contra qualquer tentativa de Privatização dos Correios.